12 de junho de 2010

Batata doce no micro-ondas


É extraordinário como quando passeamos de blogue em blogue vamos aguçando a nossa curiosidade em relação a alimentos que nos são desconhecidos. Alguns conhecemos de nome ou de ver nas bancas e prateleiras  dos supermercados, mas nem nos atrevemos a pegar. Outros nem isso. Não fazemos ideia da textura, do sabor ou da cor. Da diferença entre o cru e o cozinhado. Mas receita após receita parece que vamos sentido no palato os sabores que aquela amiga blogueira está a partilhar connosco.
Isto tudo a propósito da batata doce.
Desde miúda que ouço falar na batata doce, mas lá em casa não éramos muito adeptos de experiências novas a nível gastronómico, por isso nunca foi alimento que entrasse em minha casa, mas nas minhas rondas por essas cozinhas lá ia aparecendo a batata doce e a minha curiosidade começou a aguçar. Lá teve que ser...tive que comprar a batata doce. Preparei-a de uma forma simples e no microondas.
A final ficou aprovada a batata doce, não porque seja extraordinária de sabor, mas é bastante aceitável e só ficamos a ganhar em acrescentar à variedade.

Ingredientes:
1 batata doce de tamanho médio
1 colher de chá de azeite
Piri-piri q.b.
Sal (utilizei sal aromatizado com alecrim, tomilho, louro e oregãos)

Preparação:
Descasque e corte a batata em cubos.
Coloque-as num recipiente apropriado ao microondas.
Tempere-as com o piri-piri  (utilizei uma massa de malagueta que fiz há uns meses e que guardo no frigorífico) e o sal.
Regue com o azeite e envolva.
Cubra o recipiente com película aderente e fure-a com um garfo.
Leve ao microondas na potência máxima por 3 a 4 minutos.
Deixe descansar por uns minutos antes de retirar do microondas. Retire a película e sirva.

7 comentários:

Salsa Verde disse...

Adoro batata doce e desde que estou no Reino Unido, tenho experimentado de várias formas!!
Beijinhos,
Lia.

moranguita disse...

nunca fiz assim mas eu acho que ia adorar.
a minha mae tambem que adora batatinha doce
:-)

Unknown disse...

AMO BATATA DOCE!!!
UM BJOOOOOO:))

Daniana Bittencourt disse...

Carla,
Batata doce com sal pra mim é novidade. Aqui a comemos apenas cozida e acompanhada de um cafezinho.
Ótima dica!
Abraço, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

Carol e Mayko (Equipe Cozinhando o 7) disse...

Aqui em casa sempre comi batata doce desde pequena. Acho que pela influência das origens do meu avó e avô (cada um vem de uma região do Brasil que tem uma culinária que usa esses alimentos). Minha vó é nordestina e meu avô é mineiro. Pra que?! Eu como de tudo.
Vou ver se faço uma receita de batata doce com cação. Pra você ver como é show!
Adorei a opção no micro-ondas. Nunca tentei. Beijos no coração

Unknown disse...

Tah, mais põe a batata crua no micro ou ja cozida???

De cozinha em cozinha disse...

Caro anónimo,
Começo por pedir desculpa por responder só agora, mas aqui vai o esclarecimento: a batata é cozinhada no microondas, por isso é usada crua.
Uma boa semana

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...