5 de novembro de 2011

Projecto Marmita - Ementa - Semana II



Lanche da manhã
Almoço
Lanche da tarde
Segunda-feira
½ fatia de pão e uvas
Macarronete com frango e pesto + 1 kiwi+aletria
1 iogurte de coco e 1 maçã
Terça-feira
***
***
***
Quarta-feira
1 pêra+1 fatia de pãoMacarronete com legumes salteados +cheesecake de manga
1 iogurte+1 banana + 2 col. sopa de sementes de linhaça
Quinta-feira
½ fatia de pão e 1 bananaSopa de espinafres c/ sementes de linhaça + 1 maçã
1 iogurte + 1 ameixa +  1 col. sopa de sementes de linhaça
Sexta-feira
***
***
***


Esta semana fez-se apenas de 3 marmitas, sendo que tivemos um feriado pelo meio e na sexta as obrigações assumidas levaram-me a almoçar a casa.
O frango assado de domingo fez o almoço de segunda-feira: desfiado, juntou-se a uma mão cheia de macarronete cozido e temperou-se com 2 colheres de chá de pesto caseiro. Como ao domingo normalmente há uma sobremesa ou um lanche doce, esta semana calhou a sorte à aletria adoçar o meu inicio de semana (adaptada desta receita: utilizei 130 gr. de aletria, 130 ml de leite, 130 ml de água, 75 gr. de açúcar, 1 casca de limão e 1 gema de ovo). O chessecake estava também congelado. Era a última fatia deste e achei que já estava na hora de lhe dar destino.
O macarronete serviu duas doses. Quando sobra massa cozida envolvo-a num pouco de azeite e guardo no frigorífico até 3 dias no máximo. Para a segunda dose salteie legumes (cebola, alho francês, pimento amarelo e courgete) em azeite e alho, acrescentei brócolos cozidos al dente e e envolvi a massa. Ainda sobraram alguns legumes que guardei em cru e já cortados no congelador.
A sopa de espinafres é básica. Foi feita na terça à noite, rendeu 5 doses, das quais 2 foram directas para o congelador.
A explicação do pão: em vez das bolachas trago 1 ou 2 fatias de pão que torro de manhã, de preferência pão caseiro, e porquê? É um truque meu:  um pacote de bolachas, uma vez aberto, desaparece rapidamente e assim doseio melhor os hidratos de carbono que vou consumindo ao longo do dia.


Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...