10 de novembro de 2011

Pão de pirex com cerveja e trigo sarraceno




Mais um pão de pirex. Esta receita de pão é tão fácil e com tão bons resultados que acho que nos próximos tempos vou adoptá-la como a minha preferida.
No frigorifico estava mais uma cerveja preta chocolate aberta, depois de uma tentativa, frustrada, de gostar. Como cá em casa nada se perde e tudo se transforma e já que estava em dia de fazer pão saiu novamente um pão com cerveja. Mais uma vez usei uma farinha de sabor acentuado - o trigo sarraceno - que dá um sabor rústico delicioso ao pão. Este foi o meu segundo pão de pirex e saiu ainda melhor que o primeiro. Foi, sem dúvida, o pão mais bonito que já fiz. No dia seguinte fechei o pão num saco plástico e guardei-o no frigorifico. Fez as minhas delicias durante uns dias, fatiado fino e tostado. Maravilhoso!

Ingredientes:
175 ml de cerveja preta chocolate
180 gr. de farinha trigo T65 Espiga
70 gr. de farinha integral
50 gr. trigo sarraceno
1 col. de sopa de sementes de sésamo
20 gr. de azeite
1 col. de chá de sal
1 saqueta de Fermipan

Preparação:
No copo da bimby coloque a cerveja, o azeite e o fermento e programe 1 minuto/37º/vel. 3.
Junte os restantes ingredientes e misture 20 segundos/vel. 6. De seguida programe 3 minutos/Espiga.
Verifique se a massa descola da parede do copo enquanto amassa. Se isso não acontecer vá acrescentando 1 colher de sopa de farinha de cada vez até a massa descolar.
Pincele um pirex e respectiva tampa com azeite e polvilhe com farinha.
Retire a massa para uma superficie enfarinhada e dê-lhe a forma de uma bola. Coloque-a no pirex, pincele com azeite, polvilhe com farinha e dê-lhe uns cortes com uma faca.
Tape o pirex e coloque-o no forno ainda desligado.
Ligue o forno a 220º e deixe o pão cozer durante 40 a 50 minutos.
Quando cozido (com todo o cuidado retire o pão e bata com os nós dos dedos na base, se o som for oco está pronto o pão) retire do pirex e deixe arrefecer sobre uma grade. Se não gostar de uma crosta muito dura cubra-o com um pano húmido até arrefecer completamente.
Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...