8 de novembro de 2011

De manhã se começa o dia - Porridge de quinoa, aveia e pera



Gosto de tomar o meu pequeno-almoço em casa. Sentada. Sem pressas. Bem acompanhada. E gosto que seja uma refeição leve, mas com o necessário para ajudar o meu corpo e mente a acordarem com energia para o dia que começa. Podem não acreditar, mas aí pelos meus 6 anos o meu pequeno-almço preferido era um pão com manteiga (um "molete") e... um copo de água. Vá-se lá saber porquê, mas sabia-me bem assim. Já mais crescidinha tive a fase do pequeno-almoço em pé, encostada à bancada da cozinha: um copo de leite com chocolate e pão com manteiga. Depois tive a fase do pequeno-almoço no café: pingo (de cimbalino :) ) e pão com manteiga. Depois destas fases sem grandes variações, lá vieram os cereais: uma taça com iogurte, uma mão cheia de muesli, um kiwi  e meio pão torrado com manteiga. Era um bom pequeno-almoço, calórico, supostamente capaz de dar energia até à hora de almoço, mas a verdade é que a meio da manhã tinha mesmo que comer mais um pãozinho e tomar um pingo. Ao longo deste tempo elemento comum sempre foi o pão, o meu vicio alimentar predilecto. Bom, mas finalmente lá me fui aventurado para outras variações e hoje em dia, de vez em quando, cai na mesa uma panqueca ou uma taça de aveia que por vezes enqiqueço com quinoa, inspirada aqui.

Ingredientes:
4 colheres de sopa de aveia
2 colheres de sopa de quinoa
1 pera
250 ml de leite
Açúcar ou adoçante a gosto
Canela em pó q.b.

Preparação:
Tradicional:
Lave a quinoa em água abundante.
Descasque a pêra e parta em pedaços muito pequenos.
Colique a pêra num tacho e junte os restantes ingredientes.
Leve a lume médio até levantar fervura. Reduza o calor para o minimo e deixe cozer a aveia e a quinoa lentamente, mexendo de vez em quando para não pegar, até obter a consistência desejada.
Transfira para uma taça e polvilhe de canela em pó.

Bimby:
Triture a pêra 5seg/vel.5.
Junte os restantes ingredientes e programe 10 minutos/90º/vel.3.
Transfira para uma taça e polvilhe de canela em pó.

Nota: Embora goste bastante da quinoa em saladas, já não gosto tanto assim no pequeno-almoço. Sejam as papas feitas só com quinoa ou com a quinoa e aveia sobressai sempre um sabor (para mim) desconsolado, mesmo com a fruta e a canela à mistura, mas atendendo às qualidades nutricionais da quinoa, vale a pena o pequeno sacrificio.
Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...