14 de novembro de 2011

Creme de feijão verde com ovo


Lá por casa a sopa está quase sempre presente, mesmo no Verão. Não vario muito na base, mas por vezes gosto de lhe acrescentar um outro ingrediente que a transforma de imediato. Ora mais leves no sabor e na consistência, ora mais fortes e mais cremosas. Uns croutons, umas tiras de bacon tostadas, umas rodelas de chouriço, uns pedacinhos de queijo ou de tofu, podem marcar toda a diferença numa sopa de sempre. Desta vez optei pela gema de ovo, como se de uma canja se tratasse. Uma sopa que foi por si só uma refeição com nutrientes ricos. Uma sopa reconfortante e nutritiva para os dias frescos de Outono.

Ingredientes:
300 gr. de batata
150 gr. de courgete
1 cebola
1 dente de alho
250 gr. feijão verde
1lt de caldo de carne
Água q.b.
Azeite Clássico Espiga q.b.
1 pitada de Sal
1 ovo

Preparação:
Tradicional:
Pinte o fundo de uma panela com azeite e junte-lhe a cebola em rodelas, o alho esmagado, as batata e a courgete cortadas em pedaços e ainda meia dúzia de vagens de feijão verde.
Deixe refogar um pouco, sem tostar ou queimar e cubra os legumes com o caldo de carne, acrescentando água se necessário.
Tempere de sal e deixe cozer.
Triture com a varinha mágica, acerte a consistência acrescentando mais água se assim o entender, rectifique o sal e junte o restante feijão verde, limpo do filamento lateral e cortado em tiras e as tiras em pedacinhos.
Deixe o feijão cozer em lume brando/moderado até estar a seu gosto.
À parte leve um tachinho ao lume com água e sal. Quando levantar fervura parta um ovo de cada vez, separando a clara da gema e cuidadosamente deite a gema na água fervente. Para facilitar deito a gema num pires e deixo-a escorregar para o tacho. Deixe a gema cozer bem e retire da água. (congelei as claras para futuras utilizações).
Distribua a sopa pelas tigelas ou pratos e em cada um coloque uma gema de ovo.

Bimby:
No copo coloque a cebola, as batatas e a courgete cortados em pedaços e o alho esmagado e algumas vagens de feijão verde.
Cubra os legumes com o caldo de carne, acrescentando água se necessário.
Retire os filamentos ao feijão verde, corte-o em tiras e as tiras em pedacinhos.
Coloque sobre a bimby a varoma e coloque aí o feijão verde.
Programe 25 minutos/Varoma/vel. 1.
No fim triture 3-5-7 até estar a sopa bem passada e cremosa.
Retire a varoma com cuidado, abra o copo e verifique a consistência da sopa. Se necessário acrescente mais água e se o fizer acrescente neste momento o feijão verde e programe 5 minutos/100º/colher inversa/vel. colher. Não necessitando de acrescentar água junte o feijão verde e envolva.

6 comentários:

argas disse...

Gostei mesmo muito desta sopinha! bjinho

Receitas para a Felicidade disse...

Uma sopinha bem boa Carla

beijinhos e tem uma boa semana!!

Sofia.Lopez disse...

Um bela sopa, sem dúvida e bastante nutritiva...sabe sempre tão bem. Também tenho sempre sopa feita, de verão ou inverno. Gostei muito da ideia da gema :)
Beijinho para ti Carla e boa semana

Anónimo disse...

Carla,
Por aqui tb como sopa qs todos os dias, e como tu acrescento sempre qq coisa, por vezes basta uns cubinhos de pão ou um pouco de bacon (o que o viking adora bacon na sopa) para ficarmos logo com uma refeição com um aspecto mais completo, n é?

bjs

Mar disse...

Que sopa tão poética! E pensar que nunca me tinha ocorrido esta possibilidade. Que faz realmente com que uma sopa de feijão-verde seja mais de Outono.

Obrigada. E um beijo de boa semana.

Mar

Babette disse...

uma sopa assim é o conforto no prato! ideal para estes dias chuvosos de Outono...
Babette

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...