29 de novembro de 2011

Para a Maria - Bifes de Frango com legumes estufados na frigideira e arroz branco



A Maria aventurou-se mundo fora por uma boa causa. Partiu para Timor Leste como voluntária das Nações Unidas. Partiu deixando todo o conforto civilizacional a que tão bem nos habituamos. Para ela a noção de que o mundo é uma aldeia global onde tudo está tão perto quanto um simples clique passou a ser uma mera ilusão.  Num país tão diferente, tudo mudou. Não tem ao seu dispôr as imensas prateleiras das grandes cadeias de supermercado repletas de tudo e mais alguma coisa, nem tão pouco a parafernália de tachos, panelas, utensílios e mais tralhas que conseguimos juntar numa cozinha. Porém não é esta limitação logística que vai impedir a Maria de saborear uma refeição saborosa no fim de uma jornada cansativa e por isso a Moira lançou o desafio a toda a blogosfera: vamos ajudar a Maria e preparar para ela um jantar reconfortante e prático usando apenas com os ingredientes e utensílios que ela tem à sua disposição. Difícil? Só aparentemente. Os ingredientes são básicos e fazem parte do nosso dia-a-dia e quanto aos utensílios, bom, nunca as nossas avós ou bisavós deixaram de fazer cozinhados deliciosos só porque não tinham robots de cozinha e varinhas mágicas. Por isso, Maria, este é o jantar que sirvo para ti.

Parabéns, Moira, pelo desafio e pelo 4º aniversário do "Tertúlia de Sabores"!

Utensílios:
1 frigideira
1 colher-de-pau
1 tacho
1 chávena
1 faca

Ingredientes:
Para o frango/galinha:
2 peitos de frango/galinha abertos (bife)
1 dente de alho
1 limão
Sal q.b.
Azeite ou óleo q.b.

Para os legumes:
1 cenoura
1 pimento
1 tomate
1 cebola
1 dente de alho
Sal q.b.
Azeite q.b.
Oregãos q.b.

Para o arroz:
1 chávena de arroz
2 chávenas de água
1 dente de alho
Sal q.b.
Azeite ou óleo q.b.

Preparação:
Comecemos por temperar o frango com alho picado, sumo de limão e sal. Deixámos tomar do sabor por uma hora (ou menos, Maria, que esta carne é já de si bem saborosa).
Depois passamos a lavar e arranjar os legumes: descascamos e cortamos a cebola e a cenoura às rodelas, cortamos o pimento e o tomate (sem sementes) em cubos. A maçã é também descascada e cortada em cubos, mas só na hora de a cozinhar para não oxidar.
Reservamos os legumes e avançamos para o arroz:
Num tacho deitamos um fio de azeite ou óleo e o alho picado. Deixamos alourar o alho, sem queimar, e juntamos o arroz. Envolvemos bem e deixamos fritar por 2 ou 3 minutos. Acrescentamos a água e o sal. Deixamos  ferver um pouco e reduzimos o calor do fogão para lume brando até o arroz ter absorvido toda a água e estar cozido.
Enquanto isso deitamos um fio de azeite na frigideira, aquecemos e juntamos a cebola, a cenoura e o pimento. Deixamos alourar a cebola até amolecer. Segue-se a maçã e finalmente o tomate. Deixamos refogar lentamente, temperamos de sal e acrescentamos água para que sejam servidos com algum molho. Transferimos os legumes para o prato de servir que fica junto ao fogão para não arrefecerem.
Na frigideira, que não precisa de ser lavada, acrescentamos mais um fio de azeite, só o necessário para untar e grelhamos os bifes de frango/galinha.
O arroz já está pronto, o frango também. Polvilhamos os legumes com oregãos e servimos.
Bom apetite, Maria!


5 comentários:

Unknown disse...

Ai que delicia, beijinhos

Sofia.Lopez disse...

Gostei muito da tua sugestão Carla, uma refeição simples, práctica e completa! Não é por não haver robots na cozinha que se deixa de comer bem :)
Boa participação, a Maria vai gostar de certeza!
Beijinho

Inês Ginja disse...

Muito bem! Uma sugestão prática e bem acessível para a Maria, que a vai fazer salivar :)
Um beijinho.

Tanita disse...

A Maria vai ficar deliciada. Bj**

frango do campo disse...

Uma óptima sugestão para a Maria :) De certeza que vai adorar :) beijinhos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...