13 de julho de 2010

Mini quiches de cogumelos e espinafres


Se há coisa que gosto de ter no congelador são tartes salgadas. Numa pressa é só levar ao forno (em simultâneo descongelam e aquecem) e acompanhar com um bom prato de sopa ou com uma rica salada para termos uma óptima refeição. Normalmente faço uma quiche grande que depois parto às fatias e congelo, mas desta vez optei por fazer em versão mini - ficam mais bonitas e são mais práticas. 
A receita base do recheio é a de sempre, mas desta vez substituí as 200 gr de mozarela ralado, que não tinha, por raspas do que restava de um queijo da serra de pasta mais rija (talvez umas 50gr). Fi-lo com  algum receio que o sabor forte do queijo se sobrepusesse a todos os outros sabores, mas foi receio sem fundamento. Talvez pela pouca quantidade de queijo utilizada ficou apenas um leve travo que ligou em perfeita sintonia com o sabor dos cogumelos e dos espinafres. Eu que não gosto do sabor ou do cheiro do queijo (a menos que seja gratinado ou um queijo creme para barrar) e por isso utilizava, até à data, queijos de aromas suaves, fiquei rendida e já imagino que outras aventuras poderão daqui nascer.

Com esta receita participo no "Alquimia de Ingredientes" do blogue "Eu Mulher" que desta vez pede uma receita com queijo e/ou leite condensado.



Ingredientes:
1 embalagem de massa quebrada
200 ml de natas
2 ovos
80 gr. de espinafres
200 gr. de cogumelos pleurotus
1 cebola
50 gr. de raspas de queijo da serra
Azeite q.b.

Preparação:
Forre 6 formas para tarteletes com papel vegetal e massa quebrada.
Numa frigideira, salteie em azeite, a cebola picada e os cogumelos cortados em tiras.
Quando os cogumelos adquirirem uma cor dourada acrescente os espinafres (utilizei folhas congeladas, previamente descongeladas e bem escorridas).
Escorra o excesso de azeite e reserve.
Numa tigela grande misture os ovos, as natas e as raspas de queijo.
Se quiser tempere de sal e pimenta, tendo em atenção o sabor já conferido pelo queijo. 
A este preparado junte os vegetais salteados e distribua pelas formas.
Leve ao forno pré-aquecido a 180º por cerca de 30 minutos ou até as quiches estarem assadas (faça o teste do palito) e douradas.

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...