16 de julho de 2010

Paté de Cogumelos


E hoje para a festa da Margarida, pela comemoração do segundo aniversário do Figo Lampo vou levar este paté de cogumelos, muito light para petiscar com umas tostinhas entre dois dedos de conversa.
É um paté mais light, já que substitui a maionese por queijo creme, o que resulta num paté de sabor suave e de muito bem comer na companhia do que lhes aprouver. Os cogumelos são picados, mas não moídos para dar textura ao creme.
Os cogumelos desta receita foram os simples cogumelos brancos que encontramos, inteiros ou já fatiados, à venda em qualquer supermercado. Raramente consumo uma embalagem inteira de uma vez só e quando sobram e o prazo de validade está a terminar conservo-os desta forma: levo ao lume um tacho ou panela pequenos com água e sumo de um limão. Assim que a água levantar fervura deito os cogumelos e deixo ferver por uns minutos. Desligo e deixo repousar até ao dia seguinte. Depois é só deitar os cogumelos, cobertos com o liquido da cozedura, em frascos esterilizados e guardar no frigorífico. 

Ingredientes:
20 gr. de cogumelos fatiados
30 gr. de queijo creme (utilizei Philadelphia)
1 dente de alho pequeno
1 colher de café de mostarda
Sal q.b.
2 gotas de molho picante à escolha (no meu caso foi piri-piri)

Preparação:
Pique finamente os cogumelos e o dente de alho esmagado.
Numa tigela misture, com um garfo, os cogumelos picados, o queijo e a mostarda. Tempere.
Transfira para um ramequim ou outro recipiente e leve ao frigorífico até à hora de servir.
Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...