5 de julho de 2010

Gelatina de Vinho e Framboesas com Mascarpone e Coulis Vermelho


Para a querida Luísa Alexandra, que, para homenagear o filho pelo seu aniversário, lançou o concurso "Pedro Octávio", saiu da minha cozinha esta receita em vermelho. Por acaso o vermelho também é a minha cor favorita, não pelas preferências clubisticas que o meu coração é de sangue azul, mas enfim...não se pode agradar a gregos e troianos.
Bom, voltando à receita: não me perguntem porquê a ideia de gelatina de vinho, mas quando pensei em vermelho, pensei em framboesas e na minha imaginação surgiu uma taça translúcida e framboesas suspensas.  
Para esta sobremesa até abri uma garrafa de H. E. de 2006, um Late Harvest da Herdade do Esporão, que comprei por ocasião da participação num dos Cursos Vinicos que a Herdade organiza. Pode utilizar um vinho rosé ou um espumante suave, tem é que ser um bom vinho que seja agradável na boca e que ligue bem com os frutos que escolher.

Ingredientes (para 2 taças):
200 ml de vinho branco
1/4 de chávena de açúcar + q.b. para adoçar o creme e o coulis
3 folhas de gelatina
1/4 de embalagem de mascarpone
1 iogurte natural
100 gr de framboesas (utilizei congeladas, mas se forem frescas melhor)

Preparação:
Se utilizar framboesas congeladas comece por as descongelar à temperatura ambiente. Separe uma mão cheia de frutos em boas condições e reserve os restantes juntamente com o liquido que largaram.

A gelatina:
Num tacho pequeno coloque o vinho e 1/4 chávena de açúcar.
Mexa ligeiramente.
Leve a lume forte até ferver e, aí, reduza para o mínimo. Deixe fervilhar por 3 minutos e desligue.
Demolhe 2 folhas de gelatina em água fria durante cinco minutos, escorra e dissolva-as no vinho quente.
No fundo das taças coloque os frutos inteiros e encha cerca de um terço ou metade, conforme o tamanho da taça, com o vinho.
Leve ao frio até gelatinar.

O coulis
Num tacho leve os frutos e liquido ao lume com açúcar q.b. (não adoce de mais, deixe que se note um pouco da acidez da framboesa, a menos que não suporte de todo essa acidez). 
Mexa com uma colher de pau para desfazer os frutos e deixe ferver em lume brando até o liquido reduzir e obter um molho grosso.

O creme:
Misture muito bem, com a ajuda de uma vara de arames ou no liquidificador, o mascarpone com o iogurte e adoce a gosto (utilizei adoçante e não açúcar para reduzir a quantidade do mesmo na receita).
Demolhe a restante folha de gelatina em água fria, esprema e leve ao micro-ondas para derreter (potência média, por cerca de 5 a 10 segundos, não pode é ferver, caso contrário perde a propriedade gelificante).  Misture no creme de mascarpone.

As nossas taças:
Em cada taça coloque uma camada de creme, uma colherada generosa de coulis e mais uma camada de creme.
Utilizando um palito faça desenhos de forma a que o coulis apareça à superfície em linhas finas.
Leve ao frigorífico até servir.

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...