Os desejos de açorda começaram aqui e ter-se-iam dado por satisfeitos se não tivesse a Mónica libertado todos os sabores e aromas desta açorda. Assim que a vi não descansei até ter a oportunidade de levar á mesa uma açorda de bacalhau.
Ingredientes:
250 gr. de bacalhau desfiado
180 gr. de pão rústico (utilizei também pão integral)
1 mão cheia de grelos
1 cebola pequena
5 dentes de alho
1 folha de louro
Azeite q.b.
Sal q.b.
Coza o bacalhau em água fervente. Reserve água e bacalhau em separado.
Coza os grelos e escorra.
Fatie o pão e demolhe-o em água, usando parte da água de cozedura do bacalhau.
Num tacho faça um refogado com azeite abundante, a cebola e os alhos picados e o louro. Deixe a cebola amolecer e alourar, mas sem queimar.
Junte-lhe o bacalhau e envolva. Acrescente mais azeite se necessário. Acrescente os grelos e envolva cuidadosamente no bacalhau.
Esprema o pão e esmigalhe-o com as mãos juntando-o, bem como à agua que largar, à mistura de bacalhau e grelos, rejeitando alguma codea dura.
Deixe cozinhar a açorda, acrescentado, a pouco e pouco, água de cozedura do bacalhau, mexendo sempre com a colher-de-pau, envolvendo até obter a consistência desejada. Eu gosto das açordas mais secas, perto da consistência do que para mim são as migas (deixando de parte discussões acerca do que sejam migas e açordas e sopas).
Desta receita não constam os ovos que tantas vezes são adicionados à açorda e nela envolvidos, porque não são do agradado de todos e para evitar o consumo em excesso dos ditos, mas para mim, não resisti em acrescentar um ovo escalfado.
8 comentários:
Deve ser deliciosa :)
Deve ser deliciosa. Algo que vou testar talvez até esta semana. O marido adora açordas, e esta receita veio mesmo a calhar.
Beijinhos
Que boa sugestão. Tão portuguesa mas tão original, tb!
Babette
Aí esta uma coisa que não aprecio mesmo nada, mas não é por isso que não deixo de vir dar te um beijinho. Apresentação bonita!!!
Bjoka
Rita
Aqui está uma refeição que me tenta sempre que vejo
Um beijinho
hum nunaca fiz açorda assim mas tem tudo para estar uma maravilha!
beijinhos
Ana Rita,
Também não gostava nada de açordas, nem sei como é que comecei a gostar, mas acho que foram as andaças pela blogosfera que me começaram a despertar apetites para outros sabores. Afinal os olhos também comem e assim acabei por vencer algumas resistências.
Beijinhos
Eu gosto deste tipo de açordas de todos os sabores... está ficou com uma cor estupenda!! bjks
Enviar um comentário