9 de fevereiro de 2011

Entrecosto grelhado com açorda de brócolos


Há dias assim, em que nos apetece algo. Não algo do género:"Ambrósio, apetecia-me algo". Não. Falo de algo de muito concreto, que não nos abandona a memória e o desejo enquanto não o satisfizermos. E a mim apetecia-me açorda. Andava a cozinhar uma açorda na minha cabeça e não via maneira de a cozinhar nos tachos. Até que, finalmente, umas sobras de pão me piscaram o olho e não pude mais resistir. Procurei entre os legumes que estavam no frigorífico, os que mais me agradariam numa açorda e deitei a mão a um molho de brócolos. Juntei-lhe um tomate e cebola e saiu um acompanhamento delicioso para um entrecosto simplesmente grelhado.

Ingredientes:
1 tira de entrecosto
1 dl de vinho branco
4 + 1 dentes de alho
1 folha de louro
Sal q.b.
Brócolos (1 unidade média)
1/2 cebola
1 tomate maduro
Pão do dia anterior (de preferência pão rústico ou de mistura)
Água q.b.
Azeite q.b.

Preparação:
De véspera tempere a tira de entrecosto com sal, os 4 dentes de alho picados, vinho e o louro.
No dia escorra a marinada e asse na brasa ou no forno pousando a peça inteira sobre a grelha e por baixo desta o tabuleiro que irá aparar a gordura libertada pela carne. Vire a carne a meio do tempo, não deixando assar demais para que não fique seca. Para esta operação utilizo o grill do forno em potência média/alta e o resultado é excelente.


Enquanto a carne assa, faça a açorda:
Demolhe o pão em água. Não necessita de cobrir o pão com a água, só o suficiente para amolecer.
Separe os floretes de brócolos e mergulhe-os em água e vinagre durante 5 a 10 minutos. Passe de seguida em água corrente e leve a cozer em água fervente temperada de sal. Retire e reserve a água de cozedura.
Pique a cebola e o dente de alho sobrante. Pele o tomate, retire as sementes e corte em cubos.
Deite num tacho, cubra com um pouco de azeite e refogue sem deixar que a cebola ganhe cor. Junte o pão espremido e envolva com uma colher-de-pau. Acrescente água de cozer os brócolos a gosto e os brócolos cozidos. Envolva novamente. Deixe cozinhar por 5 a 10 minutos, acrescentando água se secar muito. Por mim não gosto de açordas muito aguadas, prefiro-as mais enxutas.
Transfira para um prato ou travessa de servir e acompanhe o carne com este pitéu.
Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...