11 de março de 2011

Espirais de Maçã e Canela



Sou uma coleccionadora de mão cheia de receitas. Tenho listas e listas de recitas que quero experimentar. Falta-me o tempo e a barriga para testar tudo, mas de vez em quando lá vou à minha lista procurar uma sorteada. Receitas de espirais doces tenho-as aos montes, cada uma melhor que a outra, mas como nem sempre tenho vontade de pôr as mãos na massa, usei uma farinha pré-preparada e entreguei o trabalho de amassar à ajudante. Dediquei-me apenas ao recheio e a labuzar-me num Domingo de sofá e filmes.

Ingredientes:
1/2 pacote de Farinha para Brioche Branca de Neve
110 ml de leite
3 maçãs grandes
6 colheres de sopa de água
2 colheres de sopa de açúcar amarelo + q.b. para polvilhar
Canela em pó q.b.

Preparação:
Misture na Bimby o leite morno e a farinha: 15 segundos/vel6 e de seguida programe 5 minutos/espiga.
Transfira a massa para uma taça e deixe descansar por 45 minutos em local morno e abrigado de correntes de ar, coberta com um pano. Pode colocar a taça dentro do forno desligado, ou mesmo ligado a 50º, o que vai acelerar um pouco a levedação
Entretanto descasque as maçãs e corte-as em fatias finas. Coloque num tacho pequeno, polvilhe-as com 2 colheres de sopa de açúcar amarelo e regue com 6 colheres de sopa de água.
Deixe cozinhar em lume brando até a maçã amolecer.
Levedada a massa, estenda-a numa superfície enfarinhada e sobre ela espalhe a maçã.
Polvilhe com açúcar e canela e faça um rolo, deixando a união para baixo.
Com uma faca de serrilha corte pedaços de 4 a 5 cm e disponha-os num tabuleiro, com a parte enrolada à vista.
Deixe levedar por mais hora e meia (só deixei ficar uma hora, tanta era gulodice).
Leve, então, a cozer em forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 15 minutos (foi o tempo suficiente no meu forno) ou até dourarem.

Nota: como utilizei maçãs pequenas, estas não foram suficientes para cobrir toda a massa, então fiz dois rolos: um com a maçã e outro bem mais pequeno que recheei de curd de limão e levei ao forno, mesmo assim, inteiro, partindo depois de pronto. Ficou igualmente delicioso, ou mais ainda. Salvei este pedacinho para a fotografia e depois ... comi-o.

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...