16 de março de 2011

Pasteis de Massa Tenra





Fiz recentemente um upgrade da minha cozinha com a aquisição da Bimby. Confesso que estava um pouco apreensiva, questionando se não seria mais um aparelho que iria ficar guardado num armário mais recôndito para ser usado meia dúzia de vezes no ano. Claro que depois de ver a demonstração seria impossível não reconsiderar todas as minhas dúvidas e acabei por me render. Em pouco mais de um mês comecei já a definir as tarefas da Bimby e as tarefas da Carla: a Carla faz os cozinhados lentos e suculentos, o estrugido/refogado lentamente apurado, provando daqui e dali, acrescentando mais uma pitada disto e daquilo ao sabor do aroma que se espalha pela casa. Aqueles pratos do coração, que nos acompanham desde a infância, que até já fazemos de olhos fechados  e que não imaginamos confeccionados doutra forma que não esta, pondo em cada pitada toda a nossa dedicação e o amor e carinho que temos a quem os vamos servir. A Bimby entra ao serviço nos dias de correria em que as refeições são simplificadas, tornando-as simples quando o não eram (puré de batata em pouco mais de 20 minutos, por exemplo) ou mais simples ainda (arroz branquinho e simples) e nos dias de festa em que o menu se quer aprumado, diminuindo o tempo de confecção e poupando-me à tarefa (para mim sempre fastidiosa) de mexer constantemente um molho ou um creme até que engrosse (grande inconveniente: farei mais vezes leite creme ao longo do ano...). Nesta refeição trabalharam a Bimby e a Carla. A Carla fez o recheio (na véspera para um empadão que teve também a ajuda da Bimby), estendeu e cortou a massa, recheou os pasteis e levou-os ao forno. A Bimby fez a massa e o bechamel.


Ingredientes:
Massa:
270 gr. de farinha
100 gr. de água
50 gr. de manteiga
20 gr. de banha (usei azeite)
Sal q.b.

Recheio:
2 lombos de pescada
1/2 cebola
1 dente de alho
1 folha de louro
100 gr. de espinafres
200 ml de leite
20 gr de farinha
Sal q.b.
Azeite q.b.
Temperos a gosto

Preparação:
A Massa:
Numa tigela coloque todos os ingredientes e trabalhe-a rapidamente até estar tudo bem ligado. Poderá usar a batedeira com as varas de espiral.
Deixe descansar por uma a duas horas.

Bimby:
No copo coloque a manteiga e o azeite. Programe 2 minutos/100º/velocidade 2.
Junte a água, a farinha e o sal. Misture. 20 minutos/vel. 6.
Deixe descansar por uma a duas horas.

O recheio:
Num tacho refogue em azeite, a cebola e o alho bem picadinhos, juntamente com o louro.
Acrescente o peixe e envolva no refogado, desfazendo-o em lascas (utilizei peixe já cozido), acrescente os espinafres e deixe que os aromas do refogado se envolvam. Reserve.
Prepare um molho bechamel light:
Dissolva a farinha num pouco de leite frio. Junte ao restante leite e leve a lume brando, mexendo sempre até engrossar. Tempere a gosto.
Verta o creme sobre o peixe e envolva muito bem.

Bimby:
Deite o leite e a farinha no copo (juntei uma colher de sopa de azeite) e programe: 7minutos/90º/velocidade 4.

Entretanto estenda a massa com o auxilio de um rolo e corte rodelas de massa (usei um cortador/forma para rissóis).
No meio de cada rodela coloque 1 colher de chá mal cheia de recheio (dependendo do tamanho do pastel, mas não exagere porque os pasteis incham pela acção do calor e podem rebentar). Feche a rodela de massa comprimindo as bordas com os dedos molhados em água fria.

Disponha os pasteis num tabuleiro forrado com papel vegetal ou com um tapete de silicone.
Assam em forno pré-aquecido a 200º durante 15 a 20 minutos, virando-os a meio do tempo para que dourem de ambos os lados.
Sirva com salda a gosto.
Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...