4 de março de 2011

Panquecas à la carte



A mistura para panquecas oferecida pela Ana Maria tem feito furor nas minhas manhãs. Fiz uma quantidade delas e congelei individualmente. Agora é só retirar do congelador e levar ao microondas simples ou com fruta.

Ingredientes:
150 gr. de mistura para panquecas
1 colher de sopa de manteiga derretida
250 ml de leite
1 colher de sopa de farinha alfarroba
Spray espiga para untar

Preparação:
À mistura para panquecas junte a manteiga e o leite. Mexa bem.
Unte uma frigideira com spray para untar Espiga e limpe o excesso do spray com papel de cozinha.
Aqueça a frigideira e e comece a "fritar" as panquecas deitando uma colherada de massa na frigideira quente. Assim que começar a fervilhar a massa e a mostrar-se seca, volte e frite do outro lado.
Proceda desta maneira com cerca de metade da massa. À outra metade junte a farinha de alfarroba e envolva bem. Frite as panquecas conforme acima.
Depois de frias embrulhe cada uma em papel aderente e congele.
Sempre que lhe apetecer é só retirar do congelador e levar ao microondas na potência máxima por um minuto. Sirva simples ou polvilhadas com açucar e canela, com mel ou xarope de agave, ou fruta.

A minha versão favorita é a seguinte:
A quente: Corto uma peça de fruta em pedaços (maçãs e bananas são a minha eleição) e distribuo pela panqueca ainda congelada. Polvilho com uma colher de café de mistura de açucar e canela e levo ao microondas por um minuto em potência média. A panqueca descongela, fica morna e o açúcar derrete formando uma capa caramelizada na fruta.
A frio: Descogelo a panqueca pelo mesmo método, e polvilho com com morangos e manga em pedaços.

13 comentários:

Sara Ramos disse...

que belos pequenos almoços que se tomam por essas bandas. beijinhos

Su m disse...

uhmmm... já estou a salivar :D

Susana disse...

Que belas panquecas... excessionais!

Beijinhos

Ana Rita Marreiros disse...

Amanhã de manhã vou bater te á porta!!!! Quero um pequeno almoço desses...eheheh

Bjoka
Rita

Ana Maria disse...

Uma boa ideia, congelar as panquecas já feitas. O pequeno almoço é importante e vejo que te "tratas bem". Ainda bem que gostaste da mistura. É bem fácil de fazer e muito prática.
Beijinhos

MARIA disse...

Carla!!!
Ficaram lindas e boas!
Um beijo:))

Abelha Maia disse...

Uma delicia, tb gosto muito.
bj

Luisa Alexandra disse...

Que óptimas estão, mesmo tentadoras!

São Ribeiro disse...

FICARAM DE BABAR....ADOREI.
BJS

Gisela disse...

Assim que olhei, pensei, uau panquecas de chocolate, mas enganei-me e ainda bem, pois com alfarroba ainda são melhores
Um beijinho ebom fim de semana

RUTE disse...

Olá Carla,
não sabia que as panquecas se podiam congelar e que ficavam boas depois de descongelar.

Fiquei curiosa com essa mistura para panquecas pois não me lembro de nenhum artigo no blog da Ana Maria com a receitinha da mistura. Vou procurar por lá.

Ficaram tão fofinhas as tuas!!
Que vontade de pequeno-almoçar umas!
Beijinhos,
Rute

moranguita disse...

este fer9iado vou ser gulosa e tenho de fazer porque ando ca com uns desjos de panquecas.
beijinhos e boa semana

De cozinha em cozinha disse...

Ana Maria,
A mistura é óptima e rende imenso. Ainda tenho metade para usar e nas próximas vou misturar a fruta pelo meio.

Rute,
É assim: eu congelo tudo o que possa congelar: crepes, panquecas, muffins, bolos fatiados, quiches (mini ou em fatias), sopas, caldos. Claro que às tantas tenho o congelador tão cheio que posso estar uma semana quase sem cozinhar LOL. Por um lado tenho sempre refeições para levar para o meu serviço, mesmo que não me apeteça cozinhar ou não sobre do jantar e por outro lado vou dando largas aos meus desejos culinários e vou testando receitas sem ter que acabar por deitar fora (nem todas as receitas saem bem em menores quantidades) ou comer tudo sozinha até enjoar (porque lá em casa sou a única destemida no que toca a sabores novos e diferentes). No caso dos crepes e panquecas gosto de os descongelar no microondas, aquecendo-os em simultâneo, se forem descongelados ao natural ficam um pouco secos e o sabor não é tão bom.
Beijinhos

Obrigada a todas por passarem por esta cozinha. a porta está sempre aberta para vós.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...