1 de abril de 2010

Pães e Pãezinhos


Adoro pão e quando vi esta receita no blog da Colher-de-Pau não resisti em experimentar.
É uma receita que vem daqui e tem andando de blog em blog (aqui, por exemplo) e com toda a justiça porque é sensacional de tão simples que é, já para não falar da versatilidade. 
Numa primeira experiência fiz pãezinhos simples e com passas e uns pães com maçã e erva-doce, que ficaram com um aspecto estranho porque tive alguma dificuldade em moldar a massa. Embora tenham ficado pouco branquinhos (não coloquei a água no forno, cuja evaporação cria a crosta no pão),  ficaram todos deliciosos. E dois dias depois, estando já um pouco secos, foi só colocar uns 20 segundos no microondas a uma potência média e ... voilá...pareciam frescos.

Numa 2ª experiência saiu um belo pão tostadinho e rústico como eu gosto e uma pizza que colocarei aqui mais tarde.

6 e1/2 copos de farinha trigo
3 copos de água morna
1 1/2 de sopa de fermento biológico seco
1 1/2 de sopa de sal grosso
farinha de milho para polvilhar q.b.

Numa caixa plástica grande com cerca de 6 litros de capacidade e com tampa, misture muito bem todos os ingredientes utilizando uma colher de pau.
Tape a caixa e guarde-a no frigorifico.
A massa deverá repousar pelo menos 2 horas antes de ser utilizada e mantém-se por 2 semanas.
Quando pretender fazer o seu pão caseiro, prepare um tabuleiro para ir ao forno polvilhando-o com farinha de milho.
Com as mãos enfarinhadas pegue num pedaço de massa e corte-o com uma faca.
Com cuidado, para a massa não perder o ar, dê-lhe a forma desejada e coloque no tabuleiro, deixando repousar durante, pelo menos trinta minutos, se tiver mais tempo...melhor.
No fundo do forno coloque um recipiente no qual há-de deitar um copo de água (coloquei-o já com água fria  assim que liguei o forno para pré-aquecer) e pré-aqueça durante 20 minutos a 230º.
Polvilhe o pão com um pouco de farinha. Faça-lhe uns cortes com uma faca e leve ao forno a assar por cerca de 30 minutos a uma temperatura médias de 200º.
Idealmente o tabuleiro onde o pão vai assar deve ser de terracota e deve ser aquecido no forno e na hora de levar o pão ao forno deve usar uma espátula com a qual, cuidadosamente deve levantar o pão e pousá-lo na terracota. Nesse momento deite a água no recipiente já no forno para o efeito.

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...