16 de abril de 2010

Feijão Verde com Ovo


Gosto imenso de estufados e guisados (e também assados) de legumes. Quando não sei o que fazer são sempre uma solução prática e admitem todo o tipo de combinações. Esta receita, de que gosto imenso, foi inspirada aqui.

Ingredientes:
Feijão verde q.b.
Chouriço q.b.
Cenoura q.b.
Ovo q.b.
Cebola q.b.
Azeite q.b.

Preparação:
Num tacho deite um golpe de azeite e junte a cebola partida em gomos e o chouriço partido em rodelas. Deixe refogar um pouco em lume brando e tape o tacho. Mexa de vez em quando para a cebola não queimar. Refresque com meio copo de vinho branco e tempere de sal, louro e piri-piri. Acrescente o feijão verde e a cenoura partidos em pedaços pequenos. Mantenha em lume brando e deixe os vegetais cozer lentamente, acrescentando água ou vinho sempre que necessário. Só a quantidade suficiente para não deixar secar. Quando os vegetais estiverem cozidos acrescente uma quantidade generosa de água - o suficiente para os cobrir. Rectifique os temperos. Deixe levantar fervura.
Parta o ovo para uma chávena ou pires. Abra um  espaço entre os vegetais e cuidadosamente deite o ovo sem desfazer a gema. Deixe cozer a clara e a gema a gosto.
Sirva com pão caseiro ou, na falta dele, com tostas.
Na operação de deitar o ovo entre os legumes tentei seguir as indicações da fonte. Não é fácil, mas não é impossivel. 
Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...