15 de maio de 2012

Entrecosto com Favas


Nunca resisto às primeiras favas do ano. A vagem verdinha e macia a anunciar um fruto tenro tem lugar certo na minha mesa. Para minha maior satisfação não é difícil encontrar à venda favas produzidas por pequenos lavradores. 1,00€ é quanto basta para trazer um saco cheio, mais uns minutos dedicados à tarefa de as descascar e que seriam uns minutos bem enfadonhos não fosse a antevisão do resultado final no prato. 



Ingredientes:
700 gr. de entrecosto partido em bocados
1 kg de favas (pesadas com a casca)
1/2 chouriço de cebola ou outro a gosto
2 tiras de bacon
1 cebola
Vinho branco q.b.
3 denets de alho
1/2 malagueta
1 folha de louro grande
Sal q.b.
Azeite q.b.

Preparação:
De véspera faça uma marinada para cobrir a carne: dentes de alho esmagados, folhas de louro, malagueta, sal e vinho branco. Tape e deixe repousar no frigorífico durante a noite.
Prepare as favas, descascando-as, tirando o "olho" e retirando a camisa se assim preferir. Eu só retirei a camisa às favas maiores. Reserve.
Faça um refogado com azeite, a cebola às rodelas, o chouriço e o bacon.
Quando a cebola começar a ficar transparente junte o entrecosto. Deixe "fritar" um pouco no azeite e tape o tacho para que a carne vá cozinhando no liquido que se forma pela condensação durante uns 10 minutos.
Acrescente metade da marinada e deixe cozer em lume médio. Vá vigiando para que o molho não seque acrescentando, sendo necessário, a restante marinada ou água.
Quando a carne estiver tenra está na altura de juntar as favas. Rectifique os temperos e a quantidade de molho. Este prato quer-se ensopado.
Quando as favas estiverem cozidas sirva com acompanhamento a gosto. Eu servi com arroz branco e fatias de pão rústico.

8 comentários:

Susana disse...

Olá Carla, eu também não resisto a um pratinho com essa qualidade. Eu gosto muito de entrecosto com favas e por acaso ainda não fiz este ano. Não espera pela demora :)

Beijinhos

O Cantinho da Sophia disse...

Adoro entrecosto com favas. tem mesmo bom aspecto.
Beijinhos

Luisa Alexandra disse...

Em casa dos meus Pais é uma refeição frequente!

SarinhaT - No Conforto da Minha Cozinha disse...

Eu adoro favas... tenho ali um saco cheio delas para debulhar... :d hehe

anasbageri disse...

Carla,
Toda a minha vida detestei favas, mas ultimamente ando com imensa vontade de as voltar a provar. Este fim de semana já tentei comprar umas, mas tinham tão mau aspecto.
Não sabia que se chamava camisa àquela pele, mas lembro-me do "olho". E, desculpa a ignorância, o que é chouriço de cebola? Vende-se em qq lado ou é uma especialidade?

bjs e boa semana!

Carla disse...

Ana,
Eu só comecei a comer favas há coisa de dois anos para cá e graças ao blogue. É que depois de ver tanta fava e tantos elogios à fava não resisiti em provar e não é que gostei? Mas é mais no inicio da época, depois começam a ficar um pouco feitos, é verdadee e mais duras.
Quanto ao chouriço comprei-o no supermercado, chama-se mesmo assim, chouriço de cebola, mas para falar a verdade não fiquei muito fã. É saboroso, mas muito forte para o meu gosto. Prefiro a "moira".
Beijinhos

Lenita disse...

Olá Carla,
estou á espera de ter favas da "horta" (que não é minha, mas também me toca) para fazer este prato que adoro!
As tuas têm um aspeto delicioso!
Bjs

Alice disse...

Carla, que maravilha de prato, adoro favas com entrecosto e este ano ainda não comi! Quero ver se também ainda aproveito enquanto estamos na época delas, agora é que sabem bem! Que bom aspeto têm as tuas!
Beijinhos:)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...