28 de março de 2012

Quiche de legumes assados e queijo feta



Faz muito tempo que não fazia uma quiche. É uma das minhas refeições favoritas para as marmitas e para
aquelas ocasiões em que o cansaço e falta de tempo nos dizem "oh não, ainda tenho que cozinhar ...". A tarefa é facilitada pela compra das bases já prontas, mas podemos sempre fazer a massa em casa. Não é assim tão difícil, nem tão moroso e é mais barato. Embora a massa quebrada seja uma massa pesada, afinal metade do peso dos seus ingredientes é a manteiga, podemos optar por massas mais saudáveis. A que usei aqui é uma boa alternativa, por exemplo.
Quanto ao recheio: natas, queijo e ovos. A receita que tenho por base para as quiches pede 400 ml. de natas, 100 gr. de queijo ralado, 200 gr. do ingrediente principal escolhido  e 4 ovos, mas pode fazer reduções e substituições sem medos. Normalmente substituo as natas por creme vegetal de soja ou aveia, uso apenas 2 ovos e para compensar estas reduções, que necessariamente se vão reflectir na quantidade final de recheio, aumento a quantidade do ingrediente estrela: mais legumes ou mais carne  e adapto a quantidade de queijo, por exemplo, nesta tarte usei 150 gr. de queijo feta.
Depois de pronta deixo arrefecer, corto-a em fatias, embrulho cada uma em película aderente e congelo. Quando preciso é só levar ao forno ou ao micro ondas para descongelar e aquecer.

Ingredientes:
1 base de massa quebrada
200 ml. de creme de aveia
2 ovos
250 gr. de legumes assados diversos (curgete, cenoura, nabo, brócolos, cogumelos, espinafres)
150 gr. de queijo feta
Sal a gosto
1 pitada de noz moscada

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 200º.
Estenda a base de massa numa tarteira, apare a massa excedente e reserve no frio.
Numa tigela misture os ovos e o creme de aveia e tempere com sal e noz moscada.
Junte os legumes e o queijo partido em cubos e envolva.
Despeje o recheio sobre a tarteira e leve ao forno até a massa estar cozida e o recheio dourado (espete uma faca pontiaguda no centro, se sair seca está pronta).
Acompanhe com uma sopa ou uma salada de folhas verdes.
Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...