2 de março de 2012

Pão de 3 sementes



Continuo a folhear o livro "200 receitas de pão". Em algumas receitas a autora sugere substituições de ingredientes para variações igualmente deliciosas. Este é um pão de 3 sementes, em alternativa o pão branco básico. Foi amassado e levedado na MFP e cozido no forno. Penso que seria suposto ficar um pão mais alto, mas ao levedar a massa acabou por se espalhar e ficou um pão mais espalmado.

Ingredientes:
300 ml de água
2 colheres de sopa de óleo de girassol
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de sementes de linhaça
1 colher de sopa de sementes de sésamo
1 colher de sopa de sementes de girassol
475 gr. de farinha T65 Espiga
2 1/2 de fermento seco (usei 1 cubo de fermento fresco)

Preparação:
Coloque todos os ingredientes na cuba da MFP pela ordem indicada.
Programe "massa".
No final retire a massa de pão para uma superfície enfarinhada e divida-a em duas partes, sendo uma mais pequena.
Dê a cada uma o formato de uma bola e coloque a mais pequena sobre a maior.
Com o cabo enfarinhado de uma colher de pau faça um buraco a meio do pão, trespassando as duas bolas até ao fundo.
Tape com pelicula aderente untada e deixe levedar em local morno até dobrar de tamanho.
Leve ao forno pré-aquecido a 220º durante 25 minutos.
Retire e deixe arrefecer sobre uma grade.
Se não quiser uma côdea dura tape com um pano molhado enquanto arrefece.

10 comentários:

Salsa Verde disse...

Adoro este tipo de pão. Aliás, adoro pão em geral, mas estes, com vários tipos de sementes, são os meus favoritos.
Beijinhos e bom fim de semana,
Lia.

Ondina Maria disse...

Também sou fã desse livro, acho que é o único que está constantemente no sofá, os outros são consultados cada um na sua vez, mas este é o meu fiel companheiro para os pães. E que deliciosos ficam, apesar de nem sempre calharem com o aspecto das fotografias :p

Especialmente Gaspas disse...

Delicia!! :)

Luisa Alexandra disse...

Ficou mesmo apetitoso o teu pão!
Os meus parabéns.

Autora do Blog disse...

A avaliar pelos ingredeintes e pelo aspecto deve ter ficado muito bom.
Gosto desse tipo de pães.

http://asvezescozinheira.blogspot.com

saboracasa disse...

ficou com muito bom aspeto, parece rústico, e bem saboroso de certeza!

Sofia.Lopez disse...

Gostei muito deste pão, o formato dele é rústico mesmo como eu gosto!
Tenho de adquirir esse livro...
Beijinho

Alice disse...

Adoro pão de sementes, é o meu preferido! Belo pãozinho esse:)
Beijinhos e bom fim de semana:)

anasbageri disse...

Carla,
valhem-me vocês que me avisam qd me enganei numa receita, era "bata os ovos com o açúcar"..oooopsy
Nunca fiz pão com o sistema das duas bolas, parece giro!
às vezes os meus pães tb se espalham um bocadinho, mas qd uso sourdough pq as massas têm mt hidratação e n seguram a forma. Quando quero mesmo pães mais altos, cozo-os numa forma estilo bolo inglês, fica uma especie de pão de forma mas melhor claro, detesto pão de forma...
um abraço e bom fim-de-semana

De cozinha em cozinha disse...

Ana,
Também não sou muito amiga de pão de forma. Os meus pães preferidos têm farinha de centeio ou trigo sarraceno. Tenho agora em crescimento um isco de centeio, vamos lá a ver como resulta. A cozinha tem estado fria e isso não ajuda muito ao crescimento.
Beijinhos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...