O inverno passou a correr. Mal demos por ele. Poucos dias de muito frio e um inicio de ano bem chuvoso rapidamente deram o lugar a dias de sol e até de calor. Alegres dias de céu azul que nos enchem de vontade de sair para a rua, mesmo sabendo que estamos completamente rendidos às ganas das estações que nos últimos anos teimam em baralhar-nos o calendário, trazendo frio quando devia estar calor e calor quando deveria estar frio. Em tom de despedida breve ao inverno deixo aqui um prato reconfortante que sabe a casa, família, boa companhia. Um prato quente que já deu as boas-vindas aos dias frios, aqui no blogue, e que hoje deles se despede, mas que pode ser servido sempre que quisermos. Sempre que procuramos conforto na comida.
800 gr. de costela mendinha
1 cenoura
2 cebolas
4 dentes de alho
2 folhas de louro
1 colher de sopa de compota de ameixa
1 malagueta pequena
300 ml de vinho tinto
6 ameixas secas
Azeite q.b.
Sal q.b.
Farinha q.b. (opcional)
500 gr. de batata
200 ml.
Manteiga q.b.
Preparação:
Tempere a costela com sal, 1 cebola às rodelas, 3 dentes de alho picados, 1 folha de louro, a compota, as ameixas, a malagueta e o vinho. Deixe tomar gosto durante 2 a 3 horas ou, de preferência, de um dia para o outro.
Seque os pedaços de carne e passe levemente por farinha (opcional). Esta farinha vai ajudar a espessar ligeiramente o molho. Reserve.
Num tacho deite um fio de azeite, a cebola e a cenoura às rodelas, 1 dente de alho esmagado e 1 folha de louro. Deixe refogar um pouco em lume médio e junte-lhe os pedaços de costelinha. Tape o tacho e deixe a carne ganhar um pouco de cor, dando uma ou duas voltas para que não fique pegada ao fundo do tacho.
Junte-lhe a marinada e deixe cozinhar em lume médio durante cerca de 1 hora. Vá vigiando o molho, acrescentando água ou vinho tinto se necessário.
Entretanto prepare o puré:
Tradicional:
Coza as batatas em água e sal.
Escorra e passe-as pelo passe-vite para o mesmo tacho.
Acrescente leite e manteiga a gosto, mexendo com a colher de pau até ter a consistência desejada.
Bimby:
Coloque a borboleta no copo.
Junte as batatas cortadas em cubos, o leite e sal a gosto. Programe: 90º/30 minutos/vel.1.
Verifique se a batata está cozida, acrescente a manteiga e triture 30 segundos/vel. 3 (normalmente uso mais tempo para que não fique grumo algum).
Notas: a batata que utilizei era um pouco dura e no fim estava ainda encruada. Programei mais 10 minutos/90º/vel 1 1/2. No fim, além de cozida, estava já quase em puré. Desde que tenho a bimby, não faço o puré da forma tradicional. Poupa-se tempo e acima de tudo loiça. O único senão é não ter aquela batata acabada de passar pelo passe-vite para comer.
9 comentários:
Hummmm que bom aspecto... deve ficar uma delicia!
Beijinhos MissB
http://arcoirisnacozinha.blogspot.pt/
Que aspecto apetitoso, deve ter ficado uma delicia.
Bjs
Obrigada por me ensinares, não sabia o que era costoleta mendinha :( :(, agora acho que j´+a sei
as tuas ficaram mto boa
Parece mesmo deliciosa!
Olá Carla,
Nunca comi costela mendinha, mas gostei da receita, ficou com um aspecto mesmo caseiro e apetitoso!
O vinho dá sempre um gosto especial e a ameixa deixou-me curiosa...
Beijinhos
Ficou com muito bom aspecto, gostei da combinação da carne com as ameixas, deve ficar excelente:)
Beijinhos*
Que combinação perfeita e que aspecto delicioso!!!
Beijinhos e bom fim de semana,
Lia.
Carla,
Eu como sempre uma ignorante das carnes, tenho de ir ver que costela é esta.. Mas que estufado!! Mesmo o tipo de comida que nos deixa de alma cheia :) E com puré de batata!!
bjs e bom fim-de-semana
Olá já estou seguindo seu blog, porém só hoje consegui um tempinho para conhecê-lo melhor e comentar. Amei o blog tem otimas receitas bjus e bom fim de semana
Enviar um comentário