9 de janeiro de 2012

Bulgur com maçã, brocolos e romã



Comecemos a semana com uma receita leve. As festas estão oficialmente encerradas. A árvore e os enfeites estão já guardados. O presépio também. As toalhas de festa voltam às gavetas depois de lavadas e engomadas. As louças regressam ao armário. Sei que nos dias frios, de quando em vez, uma das sobremesas natalícias vai voltar à mesa. É quando mais gosto delas. Fora de época, desde que esteja frio. Para já contento-me com uma novidade na despensa. O bulgur. Um grão, de trigo, que me surpreendeu e que já está na minha lista de ingredientes a ter sempre em casa. Junto-lhe um dos meus legumes preferidos, os brócolos e fruta da época: maçã e romã. É quanto basta para me satisfazer.




Ingredientes:
1/2 chávena de bulgur
1 chávena de água
1 cubo de caldo de legumes caseiro
1/2 cebola
1dente de alho
1/2 maçã
Brócolos q.b.
Romã q.b.
Azeite
sal

Preparação:
Lave o bulgur e deite-o num tachinho coberto com a água. Junte o caldo de legumes e coza conforme instruções da embalagem. Reserve.
Coza os brócolos e reserve.
Pique a cebola e o alho e salteie-os no azeite quente até a cebola ficar translúcida.
Junte a maçã finamente fatiada e deixe alourar até amolecer. Acrescente os brócolos e o bulgur e envolva.
Salpique com bagos de romã e sirva.

Nota: Esta salada serviu uma marmita na semana VIII.

8 comentários:

Ondina Maria disse...

Fica bem colorido e é uma boa detox-recipe, agora que as festas chegaram ao fim :)

Susana disse...

Bom dia Carla, não sei se te diga que tenho um saquinho de bulgur no armário à espera de inspiração para o fazer! Acho que já a encontrei. Gostei imenso da tua salada, muito colorida e nutritiva. Parabens.

Beijinhos

Anónimo disse...

Aqui está uma excelente sugestão, simples e nutritiva, combinando sabores e texturas tão diferente. Gostei imenso.

bjs e boa semana!

Inês Ginja disse...

Uma belíssima sugestão, simples, saudável e colorida :)
Um beijinho.

Rita disse...

Gostei muito da sugestão e da combinação de ingredientes. Tenho de experimentar o bulgur, tem-me deixado curiosa! Beijinho

Susana disse...

Carla, não resisti e tive de a fazer mesmo ontem para o jantar. Ficou uma delicia, mesmo alterando os legumes! A romã é mesmo rainha e é que manda nas receitas. Obrigada pela partilha.

Beijinhos

De cozinha em cozinha disse...

Ondina,
Depois das festas não há nada melhor que uma comidinha bem ligeira.
Beijinhos

Susana,
Ainda bem que gostaste. Eu adorei o bulgur. Já costumava usar a quinoa e o cuscuz, mas o bulgur é agora o meu preferido. Vem hoje outra vez na marmita, aliás. Beijinhos

De cozinha em cozinha disse...

Ana,
Uma refeição simples pode ser tão surpreendente quanto a mais elaborada. Em comum: sabem sempre tãooo bem.
Beijinhos

Ginja,
Os olhos também comem e um prato colorido abre-nos logo o apetite.
Beijinhos

Rita,
Experimenta o bulgur e partilha connosco. A minha próxima experiência vai ser o millet.
Beijinhos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...