19 de janeiro de 2012

Pudim de pão e maçã



Esta semana as receitas de pão são a estrela desta cozinha. Talvez por o pão ser um dos meus alimentos preferidos que qualquer receita que o envolva me deixe de água na boca. Se tem pão é bom de certeza, é o que penso de imediato. Fui coleccionando receitas de pudins de pão. Comecei por um pudim de Verão que começou por me encher os olhos no "Pratos e Travessas". Adorei. Fiquei a pensar para quando nova oportunidade. Este nasceu de umas fatias de pão para rabanadas de leite que se desfizeram de tão molhadas que estavam, mas os ingredientes básicos para um pudim de pão como este são os seguintes:

Ingredientes:
Pão do dia anterior q.b.
1 chávena de leite
2 ovos
Açúcar a gosto
2 maçãs grandes (ou mais dependendo da quantidade de pão)
Uvas Passa q.b.



Preparação:
Numa tigela misturar o leite, os ovos e o açúcar.
Partir o pão em fatias com cerca de 1 cm ou 1,5 cm de grossura e espalhar num tabuleiro de forno
Verter a mistura de leite sobre o pão e reservar durante 20 a 30 minutos.
Entretanto descasque as maçãs e corte-as em cubos.
Polvilhe o pão com as uvas passa e espalhe por cima as maçãs.
Polvilhe com  açúcar e eleve ao forno pré-aquecido a 180º até a superfície se apresentar com um tom dourado.

23 comentários:

Isabel Salvador disse...

E ficou muito bem este teu pudim, venham mais coisas boas amiga...bjokitas

Ondina Maria disse...

Fácil, simples e decerto que muito saboroso. Basta ter pão para ser bom :)

Susana disse...

Olá Carla, este pudim já me deu fome logo de manhã ;) Adorei a receita, e logo eu que adoro pão em todos os sentidos! O meu pudim de pão é diferente deste, mas acho que este vou ter de o fazer...brevemente!

Beijinhos

Cidália disse...

Eu já fiz um pudim parecido, em vez de maçã levava marmelos, e era delicioso.
O teu pudim parece-me saboroso.
Beijinhos

Sofia.Lopez disse...

Carla,
ficou com um aspecto delicioso, nunca experimentei pudim de pão, mas levo a receita para um dia destes fazer :)
Também gosto muito de pão e estou bastante curiosa com o resultado em pudim.
Beijinhos

Luisa Alexandra disse...

O teu pudim ficou com muito bom aspecto, parabéns!

Sara Ramos disse...

Que aspecto fantástico! :) Beijinhos

frango do campo disse...

Que aspecto delicioso :) Um pudim diferente mas de certeza muito saboroso :)

Ana Rita Marreiros disse...

Faço parecido mas também leva coco.Ficou uma tacinha bem apetitosa.

Bjoka
Rita

De cozinha em cozinha disse...

Belinha,
Ficou uma verdadeira gulodice!
Beijinhos

De cozinha em cozinha disse...

Ondina,
Vejo que és fã de pão como eu. É um super alimento: desde as entradas a sobremesas podemos fazer tudo com ele.
Beijinhos

De cozinha em cozinha disse...

Susana,
Não resisto a uma receita com pão. Este pudim revelou-se uma surpresa.
Beijinhos

De cozinha em cozinha disse...

Cidália,
Com marmelos deve ter ficado igualmente delicioso. Fica já a sugestão registada.
Beijinhos

De cozinha em cozinha disse...

Sofia,
Andei imenso tempo a adiar, mas assim que tive a oportunidade não hesitei e não me arrependi nem um pouco.
Beijinhos

De cozinha em cozinha disse...

Obrigada, Luisa. Ficou uma sobremesa muito boa com a vantagem de ser também muito simples de preparar.
Beijinhos

De cozinha em cozinha disse...

Obrigada, SarinhaT.
Acho que o melhor foi mesmo o topo que ficou ligieramente crocante.
Beijinhos

De cozinha em cozinha disse...

Frango do campo,
Ficou muito bem mesmo. Surpreendeu-me o resultado.
Beijinhos

De cozinha em cozinha disse...

Ana Rita,
maçã e côco...mais uma bela sugestão.
Beijinhos

Rita disse...

Pão é o que não pode faltar cá por casa. Já andava curiosa com o pudim de pão e agora fizeste-me ficar ainda mais curiosa e cheia de vontade de experimentar! Beijinho

Fa disse...

Gostei muito. Também adoro pao.
Bis
Fa

De cozinha em cozinha disse...

Rita,
Como é dificil resistir a essa curiosidade!
Beijinhos

De cozinha em cozinha disse...

Fa,
O pão é, porventura, o alimento mais simples que temos nas nossas mesas e com ele podemos fazer tanat coisa boa.
Beijinhos

Ângela Ribau disse...

Olá!!!
Ontem experimentei fazer este pudim para a sobremesa de domingo, para mim e para o meu marido e ficou muito bom!!Gostei bastante!!
Beijocas!!
Ângela

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...