14 de janeiro de 2012

Projecto marmita - Semana II/2012



Lanche da manhã
Almoço
Lanche da tarde
Segunda-feira
1 kiwi + 1 fatia de bolo de chocolate
Creme de espinafres com tofu + 1 pêra
1 iogurte natural + 1 banana + 1 fatia de pão
Terça-feira
1 kiwi + 1 fatia de bolo de chocolate
Bulgur com carne assada e cenoura+1 tangerina
1 iogurte natural + 1 banana + granola
Quarta-feira
1 tangerina + 1 fatia de pão
Sopa de espinafres + sandes de carne assada + 1 pêra
1 iogurte natural + granola + 1 kiwi
Quinta-feira
1 tangerina + 1 fatia de pão
Estufado de legumes + 1 kiwi
1 banana + 1 fatia de pão c/ marmelada
Sexta-feira
1 kiwi + 1 fatia de pão
***
1 pêra + 1 fatia de pão


Para começar: há uma nova página na cozinha: a das receitas da marmita. Lá estarão as receitas de algumas refeições que trago. Apenas de algumas, já que a maior parte resulta da improvisação semanal ou diária.

No Domingo começaram os preparos para as marmitas da semana: a carne assada do almoço foi acondicionada numa caixa para ir ao frigorífico. Iria servir 2 refeições minhas e 2 do D. e ainda congelei uma fatia para mais tarde fazer uns rissóis ou croquetes. Para a sopa habitual do jantar optei pelos espinafres, mas como fiz em pouca quantidade (deu só 3 doses) acabei por servir a base grossinha como creme de legumes e ao que sobrou acrescentei 100 gr. de espinafres já cozidos e fiz um creme para a marmita de segunda-feira, a que acrescentei uns quadradinhos de tofu preparados segundo as instruções da embalagem. Acabei por fazer nova dose de base de sopa, que deixei bem grossa e guardei no frigorífico. Guardei também à parte os restantes espinafres cozidos. Preparei ainda uns legumes estufados com tofu que renderam 3 doses, 2 imediatamente congeladas e outra aguardou no frigorífico para ser utilizada durante a semana.
Na terça-feira 1/8 de chávena de bulgur cozido com água e uma colher de sopa do molho de assado de carne misturado com carne assada cortada em pedacinhos e cenoura também do assado de domingo.
Na quarta-feira serviu-me a base de sopa que havia guardado. Retirei uma concha de sopa para um tacho pequeno, acrescentei igual quantidade de água e alguns dos espinafres reservados. Mexi e deixei levantar fervura. Estava pronta a marmita. Como ainda havia carne e estava a prever que não a comeríamos toda tirei uma fatia pequena para uma sandes com pão de girassol.
Na quinta-feira foi a vez dos legumes estufados com tofu (cebola, cenoura, cogumelos, curgete, tomate pelado e tofu).
Sexta-feira, para variar, almocei em casa que assim me permitiu o serviço.

Pão e iogurtes de compra.
Chá de cavalinha e chá drenante (mistura de ervas).

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...