24 de janeiro de 2012

Granola



A granola é tão simples de fazer que é até espantoso. Pouco mais de 20 minutos são suficientes para termos em casa um acompanhamento delicioso para os iogurtes. Aveia ou flocos de outros cereais e sementes a gosto. Frutas secas ou não. Açúcar ou não. O mel e o azeite para fazerem a ligação. O forno para tostar e até torrar um bocadinho, só um bocadinho, para uma mistura crocante e saborosa.

(Fonte: No Soup For You)
Ingredientes:
180 gr. de flocos de aveia
70 gr. de sementes de abóbora
70 gr. de sementes de linhaça
1/4 de chávena de açúcar integral de cana (opcional)
40 ml de azeite
20 ml de mel
Passas e damascos secos q.b.
3 colheres de sopa de coco ralado


Preparação:
Pré-aqueça o forno a 160º
Numa tigela grande misture os flocos de aveia, as sementes e o açúcar.
Num tachinho misture o azeite e o mel e leve a lume brando, mexendo até o mel dissolver. Deixe arrefecer um pouco e verta sobre a mistura de flocos e semente e envolva muito bem. Se a mistura de mel e azeite já tiver esfriado pode apertar bocados da mistura com as mãos para que colem e apareçam pelo meio pedaços maiores e mais crocantes.
Cubra um tabuleiro de forno com papel vegetal e espalhe a mistura.
Leve a assar por 20 minutos, voltando a mistura com uma espátula a meio do tempo, para que os flocos não queimem (mas podem torrar um bocadinho...fica uma delicia).
A 5 minutos do fim junte as passas e os damascos cortados em bocadinhos.
Retire do forno, polvilhe com o coco ralado, envolva e deixe arrefecer.
Guarde num frasco hermético e em local seco.

28 comentários:

Ondina Maria disse...

E a granola também é óptima para os crumbles :)

Susana disse...

Olá, Carla. Já ando à tempos para experimentar essa fazer granola. Depois da minha amiga Ilidia fazer fiquei ainda com mais vontade,e agora depois de ver aqui estou cada vez mais decidida a fazer. Gostei do aspeto e como aprecio muito sementes (fazem parte da minha rotina) acho que deve ficar maravilhoso.
Mas primeiro quero fazer o teu pudim de pão :)

Beijinhos

Luisa Alexandra disse...

Que maravilha de aspecto!

Ana Rita Marreiros disse...

Ando para me aventurar na granola e a tua tem tudo o que gosto.

Bjoka
Rita

frango do campo disse...

é super simples e muito prática :) Gosto muito :)

mariacaetano disse...

Vou experimentar, parece ser uma delícia. Obrigada pela partilha,
eu gosto muito do teu Blog:)) Bjinhoss

Rita disse...

As granolas já me andam a tentar à algum tempo. Parece tão fácil fazermos os nossos próprios cereais e podemos adaptá-los ao nosso gosto. Adorei a inclusão das sementes na tua granola. Beijinhos

Gisela disse...

Gosto imenso. Também já fiz, um pouco diferente da tua, mas a nivel de sabor não deve alterar muito
Um beijinho e boa semana

Tanita disse...

Obrigada pela dica, vou fazer. Bj**

De cozinha em cozinha disse...

É verdade, Ondina. Os crumbles ficam deliciosos quando feitos com granola.
Beijinhos

De cozinha em cozinha disse...

Susana,
É tão fácil e tão saborosa que nunca mais compro granola ou cereais de pequeno-almoço.
Beijinhos

De cozinha em cozinha disse...

Obrigada Luisa.
Beijinhos

De cozinha em cozinha disse...

Ana Rita,
É uma aventura de sucesso garantido.
Beijinhos

De cozinha em cozinha disse...

Fiquei absolutamente rendida.
Beijinhos

De cozinha em cozinha disse...

Maria,
Obrigada. Esta cozinha está sempre de portas abertas.
Beijinhos

De cozinha em cozinha disse...

Rita,
Acredita que é mesmo fácil e deixa-me satisfeita o facto de fugirmos aos aditivos artificiais que muitas vezes se encontram nos cereais de compra.
Beijinhos

De cozinha em cozinha disse...

Gisela,
A aveia e o mel acabam por ser os sabores predominantes se optarmos por uma granola mais simples, mas podemos juntar tantos outros ingredientes que acabam sempre oor ficar ligeiramente diferentes umas das outras.
Beijinhos

De cozinha em cozinha disse...

Tanita,
Depois partilha o resultado. Quando acabar a minha vou repetir a experiência.
Beijinhos

Anónimo disse...

É realmente uma delícia para os iogurtes caseiros. POr vezes uso tb xarope de ácer :)

bjs

De cozinha em cozinha disse...

Ana,
Tinha ideia de usar xarope de agave, mas depois esqueci-me. Ficará para a próxima.
Beijinhos

Mané o bolo da Tia Rosa disse...

tenho de experimentar a tua sugestão
Obrigada

saboracasa disse...

hummm excelente sugestão! Já estou a imaginar no yogurte da manhã...

Mar disse...

Olá Carla:

Sabe quem é que vai adorar estes cereais? O meu marido. O meu pequeno-almoço é sempre o mesmo. Leite quente com café, duas torradas com manteiga e compota. E café simples no final. Mas ele gosta mais de cereais. Por isso, acho que vou tentar dizer-lhe (mais uma vez) que gosto muito dele. Com esta possibilidade. Um acrescento romântico aos seus cereais:) Já viu como são estas coisas?

Um beijo.

Mar

De cozinha em cozinha disse...

Mané,
Experimenta e depois partilha connosco.
Beijinhos

De cozinha em cozinha disse...

Ficá uma delicia com iogurte e só às colheradas também :)
Beijinhos

De cozinha em cozinha disse...

Mar,
Os meus pequenos-almoços também não variam muito. Vou alternando a bebida entre leite com chocolate e chá, há sempre o pão com queijo creme ou requeijão e por vezes um kiwi. De vez em quando quebro estas regras e sirvo-me de uma aveia com maçã e canela, mas normalmente cereais é mesmo só para o iogurte do lanche.
Ainda bem que gostou desta granola e que lhe vai dar um uso tão bonito. Nunca é demais dizermos a quem amamos o quanto amamos, seja por palavras ou por gestos cheios de carinho.
Beijinhos

Mea disse...

Tenho mesmo que fazer. Vejo tantas receitas que vou ter que experimentar.

De cozinha em cozinha disse...

Mea,
Tal como eu: fui vendo tantas receitas que não resisti em experimentar. Beijinhos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...