3 de agosto de 2011

Tomatada com ovo

O verão é uma época maravilhosa. Começa logo por ter dias grandes. Muitas horas de luz, mesmo que o tempo esteja cinzento. Adoro acabar de jantar e olhar pela janela e ver ainda o céu azul...ou cinzento, mas ver a cor dele e não apenas o negrume da noite.  E há a praia e o mar. E as gaivotas. O cheiro a maresia. E o horizonte que tem uma cor diferente. 


E tem esta coisa maravilhosa de nos encher a cozinha de cor e sabor. Ele são os tomates, as courgetes, as ameixas, os pêssegos, os morangos, todos a entrar portas adentro e nós às tantas já sem saber por onde começar. Certeza só uma: que havemos de aproveitar tudinho, criando e recrinado as 1001 maneiras de os apresentar à mesa e aí vai ser o deleite.
 

Ingredientes:
2 tomates maduros
1 cebola pequena
1 dente de alho
1 folha de louro
1 ovo
Oregãos secos q.b.
Azeite q.b.
Sal q.b.



Preparação:
Corte os tomates em cubos, retirando as sementes. Reserve.
Faça um refogado com a cebola bem picada e o dente de alho esmagado e a folha de louro.
Quando a cebola ficar transparente, mas sem queimar, junte o tomate, tempere de sal e polvilhe com oregãos.
Tape o tacho e deixe estufar na água que os tomates libertam durante 15 a 20 minutos. Vá esmagando o tomate com as costas de uma colher de pau.
Quando o molho estiver mais reduzido abra um espaço no meio do tacho e abra o ovo nesse espaço (costumo abrir o ovo para uma taça pequena e depois despejá-lo cuidadosamente no tacho).
Tape o tacho e deixe o ovo cozer, muito ou pouco conforme o seu gosto.
Sirva sobre fatias de pão rústico.
Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...