Inaugurando os dias de Outono com uma comida mais quente e farta. saiu da minha cozinha esta carne estufada à moda da minha mãe e que eu muito gosto. Porque comecei a cozinhar já um pouco próximo da hora do jantar, optei por a fazer na panela de pressão que é uma grande aliada nestas coisas de cozeduras demoradas.
Ingredientes:
1kg de novilho para cozer (Novilho dos Açores)
1 cebola média
1 cenoura
1 tomate maduro
1 dente de alho
1 folha de louro
1 pontinha de piri-piri
1 mão cheia de feijão verde
Vinho branco q.b.
Azeite q.b.
Sal q.b.
Para acompanhar: batatinha nova q.b.
Preparação:
Lave bem as batatas, sem descascar, e dê um golpe em cada uma. Reserve.
Corte a carne em pedaços generosos.
Descasque a cenoura e corte em cubos.
Lave o tomate e retire as sementes. Parta-o, igualmente, em cubos.
Pinte o fundo da panela com azeite e refogue a cebola cortada em gomos, juntamente com a cenoura, o tomate, o alho esmagado, o louro e o piri-piri. Vá mexendo para não deixar queimar. Assim que a cebola começar a ficar transparente e o tomate desfeito, refresque com uma golpada de vinho.
Deixe reduzir a acrescente a carne. Tempere de sal. Deixe a carne ganhar cor de todos os lados. Acrescente água, quase a cobrir a carne. Coloque o cesto de vapor e nele as batatinhas. Feche a panela e proceda conforme instruções. Conte 20 minutos de cozedura. No meu caso, deitei pouca água e tive que abrir a panela passados cerca de 15 minutos e acrescentar água. Aproveitei para tirar as batatas e pelá-las e preparar o feijão verde retirando os fios laterais e cortando em pedaços, enquanto a carne cozia mais 10 minutos na pressão. Findo esse tempo, abri de novo a panela, rectifiquei os temperos e água e juntei as batatas e o feijão verde. Mais 7 minutos em pressão e estava pronto o jantar.
9 comentários:
comidinhas que nos aconchegam e bem!!! Muito bom!
Comidinha de inverno :))
Uma mistura bem agradável, óptima para um dia frio como o de hoje!
ESTAS SÃO AS COMIDAS QUE NOS ENCHEM A BARRIGINHA E NOS AQUECEM NESTE TEMPO FRIO, ADOREI.
BJS
A D O R O, feijão verde! Bem reconfortante este prato! bjs
http://quitutesdajuju.blogspot.com
Tem mesmo cara de outono...
hummm
Babette
Olá, Carla
Adorei saber que tenho uma colega que também está a mudar a cozinha. Também gosto do branco, mas o meu marido é fumador de cachimbo, por isso os brancos não resistem muito tempo. Assim optei por estas cores quentes. Fiquei assustada com o preço do slidestone. Tive de andar a fazer contas para não ultrapassar muito o que o seguro me pagou. Vi umas cozinhas muito bonitas na MOB com cores lindas, mas os orçamentos eram muito pesados para estes tempo difíceis. Desejo que as suas obras sejam rápidas, para ter o prazer de começar logo a cozinhar num espaço remodelado. bjs
Oi Carla,
Que pratinho saboroso, hein?
Eu tenho uma curiosidade quanto ao termo "estufada", seria o mesmo que cozida?
Abraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/
comida mesmo de inverno
gostei
beijinhos
Enviar um comentário