27 de outubro de 2010

Carne estufada com feijão verde e batatinha a vapor


Inaugurando os dias de Outono com uma comida mais quente e farta. saiu da minha cozinha esta carne estufada à moda da minha mãe e que eu muito gosto. Porque comecei a cozinhar já um pouco próximo da hora do jantar, optei por a fazer na panela de pressão que é uma grande aliada nestas coisas de cozeduras demoradas. 

Ingredientes:
1kg de novilho para cozer (Novilho dos Açores)
1 cebola média
1 cenoura
1 tomate maduro
1 dente de alho
1 folha de louro
1 pontinha de piri-piri
1 mão cheia de feijão verde
Vinho branco q.b.
Azeite q.b.
Sal q.b.
Para acompanhar: batatinha nova q.b.

Preparação:
Lave bem as batatas, sem descascar, e dê um golpe em cada uma. Reserve.
Corte a carne em pedaços generosos.
Descasque a cenoura e corte em cubos.
Lave o tomate e retire as sementes. Parta-o, igualmente, em cubos.
Pinte o fundo da panela com azeite e refogue a cebola cortada em gomos, juntamente com a cenoura, o tomate, o alho esmagado, o louro e o piri-piri. Vá mexendo para não deixar queimar. Assim que a cebola começar a ficar transparente e o tomate desfeito, refresque com uma golpada de vinho.
Deixe reduzir a acrescente a carne. Tempere de sal. Deixe a carne ganhar cor de todos os lados. Acrescente água, quase a cobrir a carne. Coloque o cesto de vapor e nele as batatinhas. Feche a panela e proceda conforme instruções. Conte 20 minutos de cozedura. No meu caso, deitei pouca água e tive que abrir a panela passados cerca de 15 minutos e acrescentar água. Aproveitei para tirar as batatas e pelá-las e preparar o feijão verde retirando os fios laterais e cortando em pedaços, enquanto a carne cozia mais 10 minutos na pressão. Findo esse tempo, abri de novo a panela, rectifiquei os temperos e água e juntei as batatas e o feijão verde. Mais 7 minutos  em pressão e estava pronto o jantar.
Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...