O Outono chegou. É definitivo. As manhãs estão mais frias e os dias mais curtos. Por muito que goste do Verão, do calor (moderado, de preferência), dos dias longos, é com especial prazer que recebo o Outono. Entre os últimos dias de Verão e o inicio da nova estação, dá-se uma transformação súbtil, e atmosfera fica diferente, intimista, quase saudosista. A luz tem um brilho morno e convida a espreguiçar e a preguiçar sob o sol que se despede num último fulgor. O pôr-de-sol adquire uma cor intensa que não tarda muito vai tingir as folhas das árvores e um tapete dourado vai cobrir os passeios.
Na cozinha começamos a atarefar-nos de novo em volta do calor do fogão. Os últimos frutos de Verão começam a escassear nas bancas do mercado. Tiram-se das gavetas os tachos para as compotas e geleias, e guardamos em frascos, tal qual lamparina mágica, esses sabores e aromas que nos deliciam.
Ingredientes (para um frasco pequeno):
100 gr de groselhas50 gr de água
1/4 chávena de vinho do Porto
1/4 chávena de açucar gelificante
Preparação:
Leve a água e as groselhas a lume brando por cerca de 15 minutos. A água começará a reduzir e ficará com a cor da groselha.
Acrescente o vinho e deixe ferver novamente por 2 minutos.Acrescente o açúcar, envolva e, levantando fervura, conte 3 minutos e desligue.
Guarde num frasco esterilizado.
3 comentários:
Tem uma cor linda...
Bjcas
Que tentação deliciosa!
Beijinhos
Delicioso, e ficou com uma cor linda. Bjinhos
Enviar um comentário