3 de maio de 2010

Almoçar no escritório - Sanduiche de pato


Do pato assado com laranja aqui publicado a semana passada sobrou uma quantidade considerável de carne. Parte do sobrante fatiei para fazer esta sanduiche e o restante desfiei e congelei para futuras refeições.

Ingredientes:
2 fatias de pão de forma
1/2 cebola
1/4 de pimento
Tiras de courgette q.b.
Cogumelos brancos q.b.
2 fatias de peito de pato assado
2 rodelas de tomate
2 folhas de alface
2 fatia de queijo
Azeite q.b.
Alho em pó q.b.
Molho de soja q.b.

Para formar a sanduíche utilizei 2 fatias de pão integral feito na MFP com uma farinha pré-preparada, neste caso, do Lidl. Se preparar a sanduiche na hora da refeição, e tiver oportunidade, comece por tostar as fatias de pão, caso contrário, se a preparar em casa, como eu, dispense esta operação.
Parta a cebola em meias luas, fatie os cogumelos, o pimento e a  courgette e leve a saltear numa frigideira com um pouco de azeite (sempre o mínimo necessário). Tempere com alho em pó e molho de soja.  
Sobre uma fatia de pão coloque uma folha de alface, uma rodela de tomate, uma fatia de queijo e metade dos legumes salteados. 
Sobre estes coloque agora o peito de pato fatiado e os mesmos ingredientes acima, mas em ordem inversa: legumes salteados, queijo, tomate e alface e a restante fatia de pão.
No local de trabalho tenho um micro ondas, por isso levo a sanduiche a aquecer ligeiramente apenas para derreter o queijo, que é, para mim, a única forma aceitável de comer queijo.

Dicas de nutrição: A carne de aves, branca e magra, é sempre preferível às carnes vermelhas e gordas.  Também entre o  pão branco e o pão integral há que fazer a opção por este por conter maior quantidade de fibras. Os legumes utilizados nesta refeição têm em comum o grande teor de água e, consequentemente,   baixo valor energético. Reúnem, ainda um conjunto considerável de vitaminas e outros nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Veja os principais nutrientes: Courgette: manganésio e vitamina C; Alface: vitamina K, A e C, folatos, manganésio e crómio que também está presente na cebola, que contém ainda boas quantidades de fibra; Pimento: vitamina C, A e B6; Cogumelos: selénio, vitamina B2, B3 e B5, cobre, potássio e fósforo; Tomate: Vitamina C, A e K. Fonte: http://www.alimentacaosaudavel.org/
Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...