5 de maio de 2010

Rabanadas de laranja no forno



Sem dúvida alguma que as rabanadas são o meu doce preferido do Natal. Durante muitos anos a única coisa que comia nas festas era o pão-de-ló. De resto nada me agradava, rabanadas incluídas. Aliás, durante a minha infância e juventude era grande a lista dos alimentos que não comia e nem sequer experimentava. Depois veio a fase dos convívios à volta da mesa, em que não queria fazer feio, e a aventura de sair de casa, em que tive que me adaptar à alimentação comum nos sítios por onde andei, e o meu paladar não resistiu à descoberta de outros sabores. Hoje a lista de alimentos que não entram na minha mesa, nem sequer a título experimental, é bem mais restrita e à parte essas excepções, adoro experimentar sabores novos e diferentes, sejam doces, salgados ou agridoces. 
As rabanadas foram uma conquista: de exclusão absoluta passaram a ser um predilecto e nem sequer é preciso que chegue o Natal para as levar à mesa.  
Estas resultaram da necessidade de gastar uma quantidade enorme de laranjas que tinha em casa e da vontade de testar (mais uma vez) as rabanadas no forno (também não foi desta que me conquistaram).

Ingredientes:
1 cacete para rabanadas com 2 dias
0,5 l de leite
Açúcar a gosto
1 pau de canela
Ovos q.b.
Canela em pó e açúcar q.b. para polvilhar

Ferva o leite com açúcar a gosto e 1 pau de canela.
Deixe arrefecer.
Parta o pão em fatias com cerca de 1 cm.
Demolhe o pão no leite  e passe pelo ovo batido (porque não juntar ao ovo sumo de laranja? É apenas uma sugestão para quando repetir a receita).
Vá colocando as fatias de pão num tabuleiro untado com manteiga.
Leve a assar em forno pré-aquecido a 180º.
Quando as rabanadas estiverem douradas vire-as e deixe dourar do outro lado

Depois de assadas coloque-as em camadas numa taça, polvilhe-as com canela em pó e açúcar e regue com a calda que preparou entretanto da seguinte forma:

1 chávena de água
1/2 chávena de Vinho do Porto (ou Licor de laranja)
1 chávena de açúcar
2 laranjas (sumo e casca)
1 pau de canela.

Corte a casca da laranja (só o vidrado) em juliana.
Coloque num tachinho e acrescente os restantes ingredientes.
Deixe ferver até reduzir um pouco.
Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...