21 de maio de 2010

Crumble de Cerejas e Morangos com Gelado de Baunilha


No último fim-de-semana, em passeio por Resende e arredores, comprei uma caixa de cerejas numa banca de beira de estrada. Uma caixa com cerca de 2 quilos de cereja miúda e madura. Foram as primeiras deste ano e fiquei radiante. Adoro cerejas. A cor, o sabor, a forma e a memória - quem, em menina, nunca usou brincos de cerejas? 
Pena serem tão frágeis e termos que as comer em curto espaço de tempo, mas  como disse a vendedeira: isto começa-se a comer e vão umas a trás das outras. E as que não forem havemos de lhe dar destino: para hoje a sobremesa é um crumble de cereja e morangos com gelado de baunilha.
Não é a minha primeira experiência com gelados caseiros. A receita que usava era mais trabalhosa. Esta resultou de uma pesquisa pela blogosfera de várias receitas de gelado caseiro, onde encontramos uma enorme variedade de modos de fazer o mesmo, com diversos ingredientes. Acabei por decidir aventurar-me e experimentar uma mistura com os  que mais me agradassem, ou seja, com menos calorias possível e sem ovos.

Ingredientes:
Para o crumble:
Farinha integral q.b.
Aveia q.b.
Açúcar mascavado q.b.
Manteiga q.b.
Cerejas e Morangos q.b.

Para o gelado:
2 iogurtes naturais açucarados (ou simples)
200 ml de natas
100 gr de açúcar (ou 10 gr. de adoçante)
1 colher de chá de aroma de baunilha

Preparação:
O crumble:
Lave os morangos e retire os pedúnculos.
Lave as cerejas e retire os pedúnculos e caroços.
Espalhe a fruta numa assadeira pequena ou pirex e polvilhe com açúcar (dispensei este açúcar, gosto do sabor ácido e doce da fruta).
Numa tigela misture as farinhas e o açúcar mascavado - Esta receita foi feita a olho, mas  pode usar a proporção de igual quantidade de farinha e aveia e metade da quantidade dos ingredientes secos em  açúcar e manteiga. 
Junte a manteiga fria em pedaços e com as pontas dos dedos misture todos os ingredientes, esfarelando até ter uma massa esmigalhada.
Cubra a fruta com este preparado e leve ao forno pré-aquecido a 200º por cerca de 30 minutos.

O gelado:
Comece por bater as natas até ficarem bem consistentes.
Misture os iogurtes com o açúcar e o aroma de baunilha. 
Junte metade das natas e envolva com cuidado para as natas não perderem volume.
Verta o preparado para um recipiente com tampa e leve ao congelador.
Passado duas horas, retire o gelado e com um garfo ou com batedeira envolva novamente de forma a quebrar todos os cristais de gelo que se tenham formado nas beiras do recipiente. 
Repita esta operação mais uma ou duas vezes, ou mais - quanto mais vezes o fizer mais macio fica o gelado. Cerca de quinze minutos antes de os servir retire do congelador.

A nossa sobremesa:
Encha uma taça com o crumble ainda morno e por cima coloque uma bola de gelado de baunilha.
Delicie-se com esta mistura quente e fria, suave e crocante, de sabor doce e ácido.
Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...