19 de maio de 2010

Frango e Favas


A Primavera é sempre um festim para os olhos e paladar. Nos jardins e terraços as plantas crescem a olhos vistos e as flores começam a desabrochar umas atrás das outras, numa  explosão de cor que nos alerta os sentidos adormecidos do cinzento do Inverno. Nas hortas e quintais as mais variadas hortaliças, leguminosas
 e frutos atingiram o crescimento e estão prontos para serem arrancados à terra e servidos nas nossas mesas. Depois de alguns meses a abrir sacos de ultracongelados, é um regalo vê-los frescos nas bancas dos mercados. Eles são os morangos, as ervilhas de quebrar, as favas, o ruibarbo e tudo o mais que a partir daí até ao fim do Verão a natureza nos der. O impulso para comprar é imediato e nem se pensa duas vezes no trabalho de descascar umas favas viçosas e muito menos depois de, aqui no culinarium da blogosfera, deliciarmos os olhos com pratadas delas, deliciosamente acompanhadas. E eu que não achava piada nenhuma às favas. Mais um sabor conquistado e um paladar enriquecido. E tantas receitas de favas vi, que chegou a mesma vez de as trazer à minha cozinha.
O primeiro prato foi um frango guisado com as ditas e outros legumes.

Ingredientes (para 2 pessoas)
2 peitos de frango
200 gr de cenoura baby
100 gr de cogumelos brancos
200 gr de favas descascadas
1 fatia de bacon
1 cebola
3 dente de alho
1 folha de louro
Polpa de tomate q.b.
Vinho branco q.b.
Azeite q.b.
Sal q.b.

Preparação:
Com cerca de 1 hora a 30 minutos de antecedência, limpe os peitos de frango de todas as gorduras que encontrar e corte em pedaços de tamanho médio. Coloque-os num recipiente e tempere com sal, 2 dentes de alho partidos e vinho.
Limpe os cogumelos e retire-lhes o pé.
Num tacho refogue, em azeite, a cebola partida em meias luas, o alho esmagado e o bacon, juntamente com a folha de louro.
Quando a cebola estiver transparente, acrescente o frango, reservando a marinada, e deixe alourar de todos os lados.
Acrescente as cenouras e os cogumelos.
Deixe alourar mais um pouco e  junte o liquido coado da marinada, polpa de tomate e água até quase tapar os ingredientes. 
Acrescente as favas, reduza o lume para o mínimo e deixe cozinhas até o frango e os legumes estarem macios, mas não desfeitos.
Para acompanhar este prato é imperativo uma boa fatia de um pão rústico a seu gosto.

Dicas de Nutrição: As favas são ricas em fibras e manganésio, sendo uma boa fonte de hidratos de carbono e  de baixo valor calórico. De preferência devem ser consumidas com alimentos ricos em hidratos de carbono, uma vez que esta combinação favorece o fornecimento de aminoácidos essenciais ao nosso organismo. Fontes:http://www.alimentacaosaudavel.org/favas.html e http://vitaminaline.blogspot.com/2010/05/alimento-da-epoca-favas.html
Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...