18 de agosto de 2014

Chocolate-banded Ice Cream Torte - Dorie às Sextas

 
Mais uma publicação atrasada no "Dorie às Sextas". Como quase sempre, à primeira vista as receitas da Dorie Greenspan parecem complicadas. Muitos ingredientes, extensas e deixam-me a pensar se terei coragem de as testar. Aconteceu o mesmo com esta receita. Fiquei desarmada com a explicação, mas depois de ver a experiência de algumas "Dories" não resisti e acabei por ir mais longe, fazendo o meu próprio gelado em vez de usar gelado de compra como é indicado na receita, tendo seguido uma receita publicada pela Susana no blogue "Tempo, para que te quero".

Ingredientes (só fiz metade da receita com as alterações assinaladas):
200 gr. de manteiga sem sal, cortada em pedaços
255 gr. de chocolate amargo, cortado grosseiramente
1/2 chávena de açúcar
8 ovos grandes
285 gr. de framboesas congeladas em xarope descongeladas
1 colher de sopa de licor de framboesa (opcional)
1 litro de gelado de baunilha
560 gr. de framboesas frescas, para decorar (opcional)
Para o gelado (receita adaptada do "gelado de morango da mãe da Susana"):
180 gr. de abacaxi
250 gr. de morangos frescos
175 gr. de açúcar
250 gr. de iogurte natural
Amêndoa palitada para decorar (opcional)



Preparação:
Se optar por fazer o seu gelado, comece por aqui:
Corte o abacaxi em pedaços, misture 5 colheres de açúcar e leve a lume médio até o açúcar derreter e o abacaxi caramelizar.
Deixe arrefecer.
Lave os morangos, retire os pés e corte-os em pedaços.
Coloque todos os ingredientes do gelado no liquidificar e misture bem (Bimby: 30 segundos / velocidade 7).
Coloque a mistura na máquina de gelados e deixe a máquina trabalhar até a mistura ficar bem cremosa (cerca de 30 a 40 minutos na minha máquina).
Transfira a mistura para um recipiente e leve ao congelador.


 
A "torta":
Unte com óleo uma forma redonda de mola com 20 a 22 cm de diâmetro (usei uma forma rectangular passada por água fria e forrada com pelicula aderente).
Em banho-maria, usando uma tigela resistente ao calor, derreta lentamente o chocolate e a manteiga, mexendo de vez em quando e tendo o cuidado de não deixar a mistura aquecer demasiado, de forma a que a manteiga e o chocolate não se separem. (Usei o micro-ondas, com cuidado redobrado: começando por aquecer 1 minuto na potência máxima e a partir daí de 30 em 30 segundos, mexendo sempre entre cada paragem com a colher-de-pau. Assim que o chocolate continuar a derreter enquanto mexemos, não volta ao micro-ondas).
Transfira a taça para o balcão, misture o açúcar e deixe arrefecer durante 5 minutos.
Incorpore os ovos na mistura, um a um, mexendo bem entre cada adição.
Bata com a tigela no balcão de forma a eliminar as bolhas da ganache e verta 1/3 da mistura na forma.
Leve a forma ao congelador durante 30 minutos. Cubra a restante ganache com pelicula aderente e mantenha-a à temperatura ambiente.
Se usar os ingredientes originais da receita:
Assim que a primeira camada de ganache estiver sólida, comece a fazer o gelado.
Num robot de cozinha triture as framboesas congeladas até ficarem em puré, junte o licor e pulse até estar incorporado.
Adicione aos poucos o gelado de baunilha, pulsando até estar incorporado no puré, mas evitando fazê-lo durante muito tempo para não derreter o gelado.
Deite metade do gelado (este ou o seu) sobre a ganache, levando a forma novamente ao congelador durante pelo menos 15 minutos.
Mantenha o restante gelado no congelador e não lave já o liquidificador porque ainda pode precisar dele para amaciar o gelado.
Quando a camada de gelado tiver solidificado, cubra com metade da ganache sobrante e leve a forma ao congelador por mais 30 minutos. (Só fiz uma camada de gelado, portanto a preparação do meu acabou aqui).
Deite a camada de gelado seguinte sobre a ganache (poderá ser necessário bater o gelado com uma colher-de-pau, ou, se estiver demasiado sólido, levá-lo ao robot de cozinha e pulsar uns segundos). Leve ao congelador por mais 15 minutos, no mínimo.
Termine com a última camada de ganache sobre o gelado.
Abane a forma, alise (aqui polvilhei com a amêndoa), se for necessário cubra com pelicula, não deixando que toque no chocolate e leve ao congelador durante pelo menos 6 horas.
Cerca de 3o minutos antes de servir desenforme o bolo, aquecendo os lados da forma com um secador de cabelo ou embrulhando a forma num pano de cozinha molhado com àgua quente durante 10 segundos (ou puxando a pelicula aderente com cuidado).
Depois de desenformar leve ao congelador durante 30 minutos para solidificar os lados.
Imediatamente antes de servir, decore o bolo com as framboesas, aquecendo rapidamente o topo do chocolate com o secador, de forma a que as framboesas adiram ao serem colocadas ou passe com uma faca aquecida em água quente na superfície do bolo.
Sirva com natas batidas, molho de chocolate ou coulis de framboesa.

Sugestões da Dorie: Use outros sabores de gelado como baunilha com pepitas de chocolate, baunilha com fudge, café, morango (decorando com morangos frescos, ou qualquer outra combinação que gostem.
Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...