23 de agosto de 2014

A fazer no fim-de-semana

 
Vamos colher as ervas aromáticas, de preferência pela manhã enquanto estão plenas em aroma. Vamos envolvê-las com cuidado num saco plástico e coloca-las no frigorifico durante algumas horas ou de um dia para o outro para as livrar da bicheza que por lá se pode encontrar. Depois vamos deixá-las à temperatura ambiente para começarem a perder alguma da humidade e escolher as folhas, rejeitando as que estejam escuras, quebradas ou roídas.
Vamos forrar o tabuleiro do micro-ondas com papel de cozinha e espalhar as folhas numa só camada. Começamos com 1 minuto na potência máxima e continuamos de 30 em 30 segundos, vigiando sempre, até as folhas e pequenos caules se quebrarem por entre os dedos. Esfregámos-las com as pontas dos dedos até se desfazerem em pó, ou quase, e guardamos esta preciosidade em frascos etiquetados, num local escuro, para uso nas nossas delicias culinárias.
Repetimos quantas vezes precisarmos até secarmos todas as folhas. Comecei pelos coentros:
 
 
 
Continuei com a stevia:
 
 
E acabei na salva:
 
 
A salsa e o cebolinho descansam na banca da cozinha, numa jarra com água, porque o seu uso é constante e pelo menos o cebolinho dá-me uma colheita abundante.
 

 
O manjericão transforma-se no tão querido pesto ou é congelado em azeite, em cuvetes de gelo, para usar em temperos.
 
 
 
Entretanto, vou colhendo as sementes das espigas dos coentros e da salsa e deixar secar mais um pouco. Irei guardá-las em envelopes separados e esperar que quando seja a época de as lançar à terra brotem cheias de aroma e vigor.

 
 

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...