19 de junho de 2012

Creme de beterraba



Recuperei o saudável hábito de abrir a refeição com um prato de sopa. Embora aprecie bastante as sopas tradicionais, com legumes inteiros, os cremes são a minha predilecção e quanto mais côr tiver a sopa, mais eu gosto dela.
Ingredientes:
1 cebola
2 dentes de alho
2 cenouras
1 batata pequena (opcional)
5 beterrabas pequenas assadas
1 caldo de legumes
1 litro de água
Sal e azeite q.b.
Tomilho e alecrim q.b.



Preparação:
Comece por assar as beterrabas: descasque-as e corte-as em pedaços pequenos, coloque-as no centro de um pedaço de papel de alumínio, regue com um fio de azeite, junte algumas hastes de tomilho e uma de alecrim, uma pitada de sal e feche o papel sobre elas fazendo um embrulho.*
Leve a forno pré-aquecido a 200º até estarem terras. Descarte as ervas aromáticas.
Bimby:
No copo da bimby coloque a cebola cortada em quartos, os dentes de alho esmagados, as cenouras descascadas e cortadas às rodelas, as beterrabas, a água e o caldo de legumes.
Programe varoma/25 minutos/colher inversa/vel. 1.
No fim do tempo triture durante 45 segundos, progressivamente velocidade 3-5-7-9.
Rectifique os temperos e verifique a consistência do creme. Se necessário acrescente mais água e programe:100º/5 minutos/vel.1.
Acrescente um fio de azeite e misture alguns segundos na velocidade 5.
Pode servir com um pouco de natas ou iogurte grego.
Tradicional:**
Coloque os legumes arranjados e partidos em pedaços numa panela. Cubra com a água e junte o caldo de legumes. Leve a cozer em lume médio.
Quando os legumes estiverem bem tenros, triture com a varinha mágica. Rectifique o sal, acrescente água se necessário, caso em que deve levantar fervura novamente. Acrescente um fio de azeite e sirva.

* As minhas beterrabas foram assadas previamente e congeladas. Foram assadas inteiras e sem a casca para absorverem os aromas das ervas, mas pode assá-las com a casca e pelá-las depois. Para este creme descongelei-as e cortei em pedaços.
**Preparei a sopa da forma mais tradicional, à "moda da minha mãe", cozendo os legumes, mas pode sempre usar outras formas de preparação que lhe podem conferir um sabor mais marcado, usando uma base de refogado ou usando os todos os legumes assados.
Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...