17 de junho de 2012

Convidei para jantar - uma mesa cheia de livros (actualização)




E a mesa enche-se de livros, à medida que os convidados vão chegando para mais uma edição do "Convidei Para Jantar" que, com muito orgulho, recebi na minha humilde casa. Obrigada, Ana, por esta iniciativa magnifica e pela oportunidade de ser uma das suas anfitriãs e obrigada a todas as participantes que aqui deixaram o seu contributo tão especial. 

A consequência mais imediata de um dia ter sido sócia de uma Biblioteca Itinerante da Fundação Calouste Gulbenkian durante a minha infância e parte da minha juventude foi a de me ter tornado uma leitora ávida.  Não havia mês que não esperasse ansiosamente pela vinda da carrinha que me abria uma imensidão de mundos para lá de todas as fronteiras. A partir daí criei um gosto especial pelos livros e foi por esse gosto que a minha última mudança de casa se transformou numa dor de cabeça. Duas estantes no escritório e um monte de caixas preparadas para receber todos os livros que carinhosamente ía guardando. Caixa após caixa e as prateleiras pareciam permanecer cheias. Foram caixas e caixas e caixas cheias de livros. Prometi a mim mesma que passaria a recorrer à Biblioteca Municipal em vez de comprar tantos livros. Não cumpri a promessa e se hoje tivesse que mudar de casa passaria novamente pelo mesmo. Os livros continuam a amontoar-se, uns sobre os outros e esta edição fez crescer mais uns tantos volumes, tantas foram as descobertas que fiz.




Depois de entrarmos no "Patagónia Expresso" com o Luís Sepulveda, levando um pão alentejano para o caminho, seguimos viagem: 





Que começou da melhor maneira pelas ruas da linda cidade de Barcelona, por mão da caneta de Carlos Ruiz Zafón, o escritor convidado da Lily, do blogue Sabores com História, a quem ofereceu uma chávena de café e um saboroso bolo de maçã.








A Ilidia, do blogue "Acre e Doce" ofereceu uma deliciosa flor a um escritor que escreve sentimentos: José Luís Peixoto. O branco e o negro complementaram-se como nunca com um pudim de chocolate branco com cuajada.




Segue-se mais um jantar na belissima ilha Terceira. A Susana, do "Belina da Ilha" convidou Lesley Pearse e passaram um serão muito agradável, em que Lesley partilhou as suas memórias e experiência de vida que sempre inspiram os seus livros, na companhia de um saboroso Swedish Visiting Cake.






A Maria, do "Oficina das Papitas" convidou José Rentes de Carvalho, autor nascido em Vila Nova de Gaia, com raízes transmontanas e que vive actualmente na Holanda, onde, ao contrário do que cá se passa, é um autor conhecido e admirado. Lá veio ele da Holanda, no seu carro,  para um jantar simples, tal como ele aprecia: umas trutas à transmontana.






Uma sobremesa fresca e colorida foi o que a Lenita, no blogue "Tentações sobre a mesa", serviu a Sveva Casati Modignani: um aspic de frutos silvestre, surpreendendo a sua convidada com a receita de uma das suas personagens, a Ludovica do livro "Qualquer coisa de bom".






O convidado que se segue é o fantástico Gabriel Garcia Márquez, que acabou por adormecer de satisfação com o polvo à lagareiro com alecrim oferecido pela Patricia do blogue "Foodwithameaning", depois de contar as histórias da sua própria infância aos filhos de Patricia.








Da América latina chega-nos mais uma convidada de peso: Isabel Allende, pela mão da Babette do blogue "A Festa de Babette". Livros e estórias revistos ao sabor de uma confortante e simples salada de corvina, que só os sabores simples ligam com a magnificiência das mulheres de Isabel.









Pontual e cavalheiro, chegou o Ian McEwan, também conhecido por "Ian Macabro", ao blogue da Guida, "Panela sem depressão". Presenteou-a com o seu último livro e deixou-a quase em suspense com uma irónica associação de ideias ao seu risotto de polvo.









Do blogue da Ginja, o "Ananás e Hortelã, chega-nos um jovem escritor. Um autor nacional com uma escrita envolvente. Nuno Camarneiro, professor, investigador e um muito promissor romancista. Um jantar que fez a felicidade da Ginja e as delicias do escritor com um upside-down de morango e ruibarbo.






A casa da Manuela Maia, do blogue "A minha cozinha é a cores", chegaram Paula, Eva e Inês, três mulheres saídas dos livros de Isabel Allende e que se lhes juntou também neste jantar tão feminino e emotivo onde serviu uns deliciosos triângulos crocantes de alheira, mozzarela e maçã.



Ao blogue "Pão de Cereais" chegaram dois ilustres convidados:




J. Rentes de Carvalho acompanhado da sua mulher, Loekie, foram os convidados de ptc, para um jantar macrobiótico e um serão animado, onde também se falou da sua obra: legumes gratinados, pepino com hortelã, espumante bruto com frutos silvestres, tempura de bolinhas de arroz e tofucake com frutos silvestres.







Logo de seguida, a Matilde convidou  José Luis Peixoto, num encontro imprevisto e um jantar improvisado, mas muito inspirado, com umas torradas com beldroegas, apanhadas no dia anterior pela mãe da Matilde.








Um delicioso licor de poejo recebeu John Stott em casa da Mané, do blogue "O Bolo da Tia Rosa", autor  e pensador, sempre simples e afável.






A Maria João, do blogue "Catástrofes Culinárias" não conseguiu resistir a este desafio. E ainda bem. A sua paixão pela cozinha e pelos livros uniu-se e convidou para jantar José Rodrigues dos Santos, a quem serviu, como entrada, um pão saloio recheado.

Ao blogue "Uma Pedra de Sal" chegou o Paulo Coelho, o autor de eleição na adolescência de Pedra de Sal. Nessa idade magnifica, cheia de perguntas, parecia que havia sempre uma resposta nos livros de Paulo Coelho. O escritor foi surpreendido com um jantar de sabores marroquinos que tanto aprecia: espetada de frango com salada marroquina de grão.




À casa da nossa mentora, Ana, o blogue "Anasbageri - A Padaria da Ana", chegou Patrick Suskind, sempre reservado. Falaram sobre a sua obra claro, não fosse a Ana ter-se entusiasmado tanto com "O Perfume" e por isso ofereceu-lhe uma sobremesa fresca e perfumada: queijo de baunilha e limoncello.




"Marmita" recebeu Ramon Sampedro. Autor de um único livro, mas arrebatador, tal como a sua história de vida. Ao som da banda sonora do filme que inspirou, Mar Adentro, a Marmita serviu-lhe um refrescante gaspacho de pepino e menta.



"A Su do blogue "Suvelle Cuisine" convidou a mais óbvia das convidadas, aquela que a iniciou no mundo mágico da leitura ... de livros sem imagens. Aos 11 anos descobriu Juliette Benzoni e a as aventuras de Mariana. Para este jantar Su serviu uma fritatta de pesto e mozarella fresca.

A Vera, do blogue "Hoje para o jantar temos", trouxe-nos as mais encantadoras convidadas, Joanna Walsh e Judi Abbot, autoras dos livros infantis que apaixonaram o seu principezinho. Recebeu-as com flores, porque só com flores se pode receber quem proporciona momentos especiais entre mãe e filho e serviu-lhes uma salada de grão com atum e pesto de couve.



E para terminar, Gabriel Garcia Marquez honra-nos com mais uma visita a convite da Moira do blogue "Tertúlia de Sabores". Inspirada pelas estórias do escritor, cheias de um misto de fantasia e de realidade, Moira serviu-lhe umas sardinhas no forno, uma receita feita de doces memórias. 



E quando eu pensava que a festa tinha terminado eis que chegam mais convidados:





Manuela do blogue "Cravo e Canela" convidou Jorge Amado. Na celebração do 100º aniversário do seu nascimento, foi servida uma refeição baiana confeccionada imaginem por quem: Gabriela e Florípedes. E a terminar a refeição a Manuela serviu uma fatia de um delicioso bolo de laranja da Bahia.




Ao "Reino da Prússia" da Sofia, a próxima anfitriã do Convidei Para Jantar, chegou Aravind Adiga, um autor indiano. O personagem do livro "Tigre Branco" entrou na vida de Sofia e por isso o seu convidado teria que ser Aravind. Sem conhecer os seus hábitos alimentares arriscou-se num jantar vegetariano: legumes aromatizados com bela luisa e esparguete. Quanto ao livro, Sofia gostou tanto dele que o emprestou, para que pudesse continuar a sua viagem e cumprir o seu karma.



Depois desta edição, que fez crescer o número de livros na minha estante, o "Convidei Para jantar" vai ser recebido em terras do "Reino da Prússia". Encontramo-nos por lá ... até já!

Peço desculpa à Manuela e à Sofia por não ter integrado as suas participações quando o post foi publicado, mas por qualquer motivo que não compreendo não me chegaram as suas notificações, por isso se estiver em falta mais alguma participação, por favor avisem-me para o e-mail: cmbcarmo_32@hotmail.com.

12 comentários:

Manuela Maia disse...

Belíssima edição Carla, também muitos novos livros se juntaram à minha estante. Parabéns também à Ana pela ideia desta magnifica aventura.
Foi um prazer participar e ser tão bem recebida, até à próxima.

Beij
MM

Anónimo disse...

Ola Carla,
Parabéns pela belissima ediçao e obrigada por me passares o testemunho. Na verdade, eu tb participei, ontem, e deixei uma mensagem no teu post de lançamento do desafio. Ja vai tarde, mas aqui fica a minha participaçao!
http://daprussia.wordpress.com/2012/06/16/the-white-tiger/
Beijinhos
Sofia

pedra de sal disse...

Carla adorei participar. Ana parabéns pela ideia :-)

Inês Ginja disse...

Carla,
muitos parabéns pela escolha do tema deste mês.
Foi uma aventura cheia de livros, personagens e escritores.
Foi um prazer participar.
Beijinhos.

Unknown disse...

Gostei muito desta iniciativa, não conhecia.

Marmita disse...

Tudo uma maravilha adorei.. venha o próximo tema :) beijos

Nita disse...

olá a todas,

Infelizmente desta vez não consegui participar, mas não podia deixar de vir espreitar o resultado desta edição.
E claro como sempre vocês surpreendem com receitas maravilhosas, parabéns a todas as participantes e em especial à anfitrã pela execelente escolha do tema.
Beijinhos

Babette disse...

Foi um prazer participar!...
Babette

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Estou encantada com as participações e a descobrir autores que não conhecia.

Mané o bolo da Tia Rosa disse...

Concordo com a Moira, também estou encantada
:)

Lenita disse...

Gostei imenso de participar, o tema agradou-me muito.
Espero que haja mais desafios destes, são um estimulo e levam-nos a tantas cozinhas diferentes, tão interessantes!
Desta vez descobri autores que não conhecia, novos blogues e tantas receitas tão boas!
Bjs

CNS disse...

Com grande pena minha tive de deixar passar este desafio :( A vida profissional não me permitiu. Mas foi dos temas que mais gostei :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...