11 de novembro de 2010

Um Crumble de Outono


Pois é..por estes blogues fora há cheiros e sabores de Outono. As maçãs, os marmelos, as sopas e os pratos quentes e substanciais começaram a chegar às nossas cozinhas, a pouco e pouco, cada um entrando na sua vez. Batem à porta, agora, as castanhas, por entre chuva e frio, ansiando que S. Martinho faça, mais uma vez, o seu milagre e nos dê o último sopro de Verão do ano para o celebrarmos condignamente. Nas escolas  os miúdos chamuscam, felizes, as faces com a fuligem onde assaram as castanhas do magusto (lembram-se? LOL A minha mãe não achava piada nenhuma a esta brincadeira). À noite, em casa, mais castanhas saem do forno bem douradas, mas antes de as assar, reservo algumas para esta sobremesa frutada de Outono que vou oferecer á Ana Maria para festejar o 1º aniversário do "Criando Cores da Vida".

Ingredientes:
1 maçã
1 pêra
1 marmelo
100 gr. de uvas pretas
40 gr. de uvas brancas
1 punhado de uvas passas
1 chávena de farinha integral
1/2 chávena de aveia
1/4 chávena de açúcar mascavado
6 castanhas
50 gr. de manteiga
1 cálice de vinho do Porto

Preparação:
Comece por demolhar as uvas passas no vinho do Porto.
Retire a casca das castanhas e leve a cozer em água. Assim que estiverem cozidas, passe-as por água fria e pele-as.
Prepare o crumble:
Numa taça junte a farinha, aveia e o açúcar e a manteiga fria cortada em pedaços. Com as pontas dos dedos  amasse até ter migalhas. Acrescente as uvas passas escorridas e a as castanhas grosseiramente esmagas com a mão.
Corte os bagos de uva a meio e retire as grainhas e coloque num recipiente para ir ao forno.
Descasque a maçã, a pêra e o marmelo, corte em pedaços médios, junte ás uvas e polvilhe com açúcar. Regue com o vinho de Porto em que demolhou as passas.
Espalhe o crumble por cima das frutas e leve ao forno pré-aquecido a 180º até o crumble estar dourado. Sirva quente ou morno.

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...