20 de novembro de 2010

Quiche de Rúcula e Limão


Hoje a Moira vem jantar! Estou empolgadíssima, porque tal como eu, a Moira gosta de se sentar à mesa e dar largas a uma boa e amena conversa, enquanto petiscamos, saboreamos, degustamos. Adoro estes jantares de amigos à volta de uma mesa recheada de pequenos manjares, todos feitos e preparados com carinho e cuidado. Para começar fazem parte da ementa estas mini quiches de rúcula e limão que tinha marcadas para fazer, nem sei há quanto tempo, numa Blue Cooking antiga. Assim que as vi, o meu cérebro fez explodir 1001 sensações gustativas que foram ficando adiadas...até hoje. Que melhor momento para servir estas tartes salgadas que este? Rúcula e limão combinam divinamente e amigos e sabores também.  
(Receita adaptada de Blue Cooking Coleccionável nº 4)

Ingredientes (para 4 formas pequenas):
Massa:
160 gr de farinha integral
80 gr de manteiga
Água q.b.

Recheio:
1 embalagem de ricota (250 gr.)
100 gr de crème fraiche
2 ovos
Raspa de 1 limão
1 chávena de leite
1 chávena de rúcula
Sal e pimenta q.b.

Preparação:
Massa:
Numa taça misture a farinha e a manteiga fria cortada em pedaços, esfregando com as pontas dos dedos até obter um "farelo" e a manteiga estar bem incorporada. Comece a amassar e acrescente água pouco a pouco até a massa estar bem ligada.
Estenda a massa entre duas folhas de papel de vegetal com a ajuda do rolo e forre 4 formas para tarteletes.

Recheio:
Numa tigela misture todos os ingredientes, desfazendo bem a ricota.
Distribua a rúcula pelas formas e verta sobre ela o recheio.
Leve a forno pré-aquecido a 200º, por cerca de 45 minutos ou até as tartes se apresentarem douradas e aptas no teste do palito.


Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...