12 de janeiro de 2013

Projecto Marmita - Semana 2/2013


Lanche da manhã
Almoço
Lanche da tarde
Segunda-feira
1 pêra + 5 amêndoas
Sopa de feijão-verde  +  Arroz de cozido no forno
1º – 1 kiwi e 1 iogurte natural
2º - Chá + 1 fatia de pão de mistura
Terça-feira
1 banana + 5 amêndoas
Sopa de abóbora, quinoa e brócolos + Frango estufado com legumes e salada de alface, tangerina e curgete.
1º – 1 maçã e 1 iogurte natural
2º - Chá + 1 fatia de pão de mistura
Quarta-feira
1 kiwi + 5 amêndoas
Sopa de abóbora, quinoa e brócolos + Lentilhas estufadas com tofu.
1º – 1 pêra e 1 iogurte natural
2º - Chá + 1 fatia de pão de mistura
Quinta-feira
1 banana + 5 amêndoas

******
1º – 1 maçã e 1 iogurte natural
2º - Chá + 1 fatia de pão de mistura
Sexta-feira
1 banana + 5 amêndoas
Creme de legumes assados + Salada de alface, tangerina, romã, curgete e carne assada
1º – Romã e 1 iogurte natural
2º - Chá + 1 fatia de pão de mistura


Em vez do assado tradicional de Domingo, optamos por um cozido pobre, só com  a carne de vaca e poucos enchidos (um pouco de chouriço de carne e outro pedaço de chouriço de vinho).  Ainda assim, acendi o forno para os legumes: curgete, alho francês, batata doce, funcho, pimento verde e pimento vermelho, temperados com azeite, raspa e sumo de limão, alho e salsa picados e gengibre. 
Do cozido aproveitei a água de cozedura para fazer a sopa, aproveitando batatas, cenouras e nabos (que cozo a mais já para este efeito) que sobraram, acrescentando uma fatia de abóbora, ½ curgete e 1 cebola e depois de pronto o puré, acrescentei feijão-verde já cozido. Do caldo que sobrou coei e guardei no frigorífico de um dia para o outro, para que as gorduras solidificassem, podendo “limpá-lo”. Congelei em recipientes com capacidade para cerca de 200ml. Servirá para a próxima sopa ou para um arroz.
Entretanto cortei a couve em pedaços, juntamente com ¼ de nabo e ¼ de cenoura, reguei com azeite que ferveu com um dente de alho, misturei com um pedaço de carne desfiada e uma rodela de chouriço a que tirei a pele e com algum arroz. Coloquei numa assadeira pequena, polvilhei com queijo e levei ao forno até o queijo gratinar um pouco.
Segunda-feira – Arroz de cozido de forno. Terça-feira – Frango estufado com legume s(prato preparado com antecedência e congelado em 2 doses). Quarta-feira – Guisado de tofu e lentilhas (mais um prato congelado, desta vez uma dose que sobrou de um menu anterior). Quinta não houve marmita e na sexta-feira uma salada simples de alface, tangerina, romã e curgete com carne assada e vinagrete de mel e sementes.
Sopas da semana: sopa de feijão verde (de cozido), sopa de abóbora com quinoa e brócolos (a mesma da semana passada, que congelei, mas sem o tomate) e creme de legumes assados. Lanches: fruta, pão de mistura, amêndoas com pele e iogurtes naturais. Chá de cavalinha e de frutos vermelhos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...