sexta-feira, 25 de Janeiro de 2013

Puré de cenoura e couve-flor



Foi um dos melhores acompanhamentos que fiz ultimamente. Adoro carnes estufadas com puré, mas queria reduzir o teor de hidratos de um puré de batata tradicional, então, à semelhança de um puré de abóbora, fiz este, de couve-flor e cenoura. No momento de triturar juntei-lhe um punhado de folhas de salsa que lhe deu um sabor muito bom e além de acompanhar bem as carnes estufados, fica perfeito com cebolinhas novas grelhadas. O que sobrar pode ser congelado, depois só tem que descongelar na prateleira mais baixa do frigorífico e, enquanto aquece, mexer bem com a colher-de-pau ou vara de arames. Por poder ser congelado é óptimo para levar na marmita.
Ingredientes:
1 couve-flor média (cerca de 300 gr.)
2 cenouras
Água q.b.
Leite q.b.
1 colher de sopa de manteiga
Sal q.b.
Algumas folhas de salsa

Preparação:
Tradicional:
Descasque as cenouras e corte-as em rodelas. Separe os raminhos de couve-flor e lave muito bem.
Leve a cozer num tacho com água e sal.
Quando os legumes estiverem macios, coe a água, junte-lhe as folhas de salsa e triture-os com a varinha mágica ou liquidificador até ficar com a consistência de puré e sem grumos, Junte a manteiga e um pouco de leite, mexendo sempre até obter a consistência desejada.

Bimby:
Descasque as cenouras e corte-as em rodelas. Separe os raminhos de couve-flor e lave muito bem.
Coloque os legumes no copo da bimby, junte cerca de 600ml de água e programe 100º/20 min/vel. 1/colher inversa.
Coe a água, acrescente a manteiga e as folhas de salsa aos legumes e triture na velocidade 4-5 até obter um puré cremoso e sem grumos, se necessário adicione leite.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...