19 de dezembro de 2011

Pequenos reis e uma rainha para celebrar a época natalicia


A árvore de Natal já está no sitio que lhe pertence. Decorações antigas e decorações novas saltaram das caixas no dia 8 de Dezembro. Marcam etapas de uma vida que se vai fazendo, construindo todos os dias. Dá abrigo ao presépio pequenino. No centro da mesa a coroa e a vela vermelha. O azevinho na jarra. As prendas compradas e embrulhadas. Uma lembrança que diz o apreço que sentimos. A alegria por fazerem parte da família, a pequenina ou a mais alargada.  
Na cabeça já baila a lista dos comeres natalícios, as listas de compras e a organização na cozinha. Até lá vamos procurar fazer coisas mais simples, mas já a saber a Natal. A semana passada as tradicionais rabanadas de leite inauguraram a época festiva, desta vez foi a vez de um pacote de farinha Branca de Neve, quase em fim de vida, sair para as luzes da ribalta. os afazeres de fim-de-semana impuseram que a MFP desse o seu contributo. Um bolo rainha e uns pequenos Reis, ou príncipes, talvez, deram continuidade às festas anunciadas.



Ingredientes:
1 pacote de farinha para pão brioche Branca de Neve
220 ml de leite morno
1 cálice de vinho do Porto
Sumo e raspa de 1 laranja
Raspa de 1 limão
200 gr. de frutos secos a gosto (nozes, pinhões, avelãs e amêndoas)
Fruta cristalizada para os "pequenos Reis"
50 gr. de açúcar em pó*
Geleia ou mel para pincelar o bolo
Spray para untar Espiga  ou manteiga
Farinha de trigo para polvilhar



Preparação:
A Rainha:
Na cuba da MFP deite o leite morno, o vinho do Porto, o sumo e raspa da laranja e raspa do limão.
Acrescente a farinha e programe "Massa" ou "Massa leveda".
Quando o programa chegar ao fim, inicie novamente o mesmo programa.**
Ao sinal sonoro acrescente metade dos frutos secos grosseiramente partidos.
Deixe levedar e amassar novamente.
Quando a MFP terminar o seu trabalho transfira a massa para uma superfície polvilhada com farinha e reserve uma pequena porção para os "reizinhos".
Com a maior quantidade e massa faça uma bola e abra um buraco no meio, colocando nesse buraco uma forma untada para evitar que ao voltar a levedar o mesmo se feche. Distribua frutos secos pelo bolo pressionando ligeiramente para se fixarem e deixe levadar novamente durante 45 minutos (coloco o bolo no forno ligado a 50º).
Leve a assar em forno pré-aquecido a 200º*** até a massa estar cozida. Se necessário cubra com folha de alumínio para não queimar.
Retire o bolo do forno, deixe arrefecer, pincele com geleia ou mel e polvilhe com açúcar em pó.

Os "pequenos Reis":
Unte formas de queques com o spray ou com manteiga derretida e polvilhe com farinha.
Com a massa que reservou faça pequenas bolas. Coloque cada uma numa forma e ponha em cada uma frutos secos e/ou cristalizados.
Deixe levedar em local morno até o bolo rainha estar pronto.
Entretanto reduza a temperatura do forno para 170º e quando tiver atingido esta temperatura coloque as forminhas a assar por 10 a 15 minutos.
Retire, deixe arrefecer e polvilhe com açúcar em pó.

Notas
* - Pode triturar açúcar normal na bimby
** - pode fazer só uma fase de levedação na MFP, nesse caso deve juntar os frutos secos ao sinal sonoro respectivo.
*** - não costumo retirar o bolo do forno enquanto aquece até aos 200º, mas isso pode fazer reduzir o tempo de cozedura do bolo. Penso que no meu forno os 200º são muito elevados, deixando o bolo com um tom bem dourado (muito a gosto, lá de casa aliás) e a massa um pouco mais seca. na próxima vou reduzir para os 190º ou até 180º.
Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...