Frango, frango, frango...tantas vezes frango e tantas vezes diferente. Desde os meus tempos de menina de "boca fina" que quase nunca torci o nariz ao frango. Só o cozido e guisado com massa não me agradavam, de resto, assado, frito ou estufado era sempre bem-vindo. Também era presença certeira nos pic-nics de escola ou de familia. Assado de véspera, partido em pedaços e comido frio, à mão, acompanhado do pão que também nunca faltava.
Hoje é por vezes uma refeição pensada e muitas vezes a refeição improvisada. É sempre a desculpa perfeita para uma refeição saborosa, para deitar mão às aromáticas que sobrevivem no terraço, aos limões e às laranjas, para criar marinadas e temperos sempre diferentes e nunca, mas nunca sai mal.
Ingredientes:
O frango:
2 coxas de frango
Tomilho-limão e tomilho vulgar q.b.
1 limão
1 folha de louro
1 pouco de malagueta
2 dentes de alho
1 dl de vinho branco
1 cebola
1 cenoura grande
Batata para assar q.b.
Sal q.b.
Azeite q.b.
Pimentão doce q.b.
O Puré:
2 maçãs reineta
4 colheres de sopa de água
Preparação:
Com algumas horas de antecedência, de preferência de véspera, prepare o frango, retirando as gorduras em excesso, tempere-o de sal e deixo-o numa marinada feita com 1 dente de alho picado, o vinho, a folha de louro e a malagueta.
No dia, escorra-o e seque bem com papel de cozinha e reserve a marinada. Levante a pele das coxas e na bolsa que se forma coloque 1 rodela de limão, raminhos de tomilho e o restante alho cortado em rodelas.
Corte a cebola e a cenoura em rodelas e disponha-as no fundo de um tabuleiro de forno e pouse sobre elas o frango com a pele voltada para cima.
Descasque e lave as batatas e dê-lhes um golpe. Disponha-as à volta do frango, polvilhe-as com sal e pimentão doce. Regue tudo com um fio de azeite e com a marinada reservada.
Leve ao forno pré-aquecido a 220º, reduzindo para 190º assim que as coxas se apresentarem alouradas.
A meio do tempo volte as batatas e o frango, regue com o molho, acrescentando água se necessário, para não secar.
Entretanto prepare o puré:
Descasque e descaroce as maçãs e leve a cozer em lume brando num tachinho com a água, até se desfazerem.
Triture com a varinha mágica e reserve.
Servi o frango com o puré de maçã e legumes assados.
3 comentários:
Gosto de frango e de tudo que podemos fazer com ele. Assado no forno é bem reconfortante e combina com a época :)
Um beijinho.
Olá Carla,
Estamos em sintonia ;)...
O teu frango ficou delicioso e imagino que bem aromático, óptima sugestão! Gosto de frango de todas as maneiras, mas as preferidas são assado e frito...
Beijinho e boa semana
Que bela tentação.
Bj**
Enviar um comentário