10 de outubro de 2011

A conspiração do chocolate

Gosto sempre de ter na despensa uma barra de chocolate de culinária. Gosto de pensar que é para fazer uma mousse de chocolate ou um chocolate quente no inverno. Gosto, mas quando dou por ela geralmente a barra já vai a meio desaparecendo sem eu me aperceber, mas sabendo eu bem como e quem está por detrás do "crime". Suspiro e penso: será para a próxima. Mais uma barra de chocolate. Desta vez bem escondida num canto do frigorífico, disfarçada, dissimulada, esperando que nenhum acaso levasse certas mãos até lá. Por ali ficou a aguardar o momento e eu a pensar na mousse quando olhava para ela.
Veio o feriado, o 5 de Outubro, o dia solarengo convidou e nós fomos até à Estalagem Porto Antigo, em Cinfães do Douro, desfrutar de um bom almoço com vista para o rio Douro. Buffet de sobremesas para finalizar e lá estava a mousse, tão bem nossa conhecida, tão cremosa, tão..., mas não, não nos vamos tentar, vamos ficar pela fruta para aligeirar horas de preguiça e não pesar na viagem de regresso. E a mousse de chocolate sempre a bailar no meu pensamento.



Sábado à noite, fazendo zaping pelos canais da cabo. Olha, está a dar o Masterchef. É a semi-final, deixa lá ver. Primeiro desafio. São apresentadas as receitas e ... mousse de chocolate para a sobremesa. Será conspiração? Acompanhamos o desenrolar do programa sempre de olhos postos na mousse. As apresentações finais deixam-nos de sorriso guloso nos lábios. Não resisto mais. Amanhã a sobremesa vai ser mousse de chocolate.



Ingredientes (rendeu 2 taças individuais e 2 copinhos de iogurte)
175 gr. de chocolate de culinária Pantagruel (25 gr. já tinham tido outro destino)
50 gr. de manteiga
4 ovos (gemas e claras separadas)
4 colheres de sopa de açúcar (opcional)
Whisky a gosto (opcional - usei uma tampinha da garrafa, mas quem quis acrescentou mais na própria taça)
Frutos secos (opcional - usei nozes e avelãs)



Preparação:
Derreta o chocolate juntamente com a manteiga em banho-maria ou no micro ondas, tendo, neste caso  cuidado para não queimar o chocolate. Se optar pelo micro ondas utilize a potência máxima em intervalos de 30 segundos, mexendo entre cada intervalo. Quando ao mexer o chocolate for derretendo não volte ao micro ondas.
Bata as gemas com o açúcar e junte o chocolate derretido ligeiramente arrefecido, envolvendo bem.
Bata as claras em castelo e incorpore com uma espátula em movimentos de baixo para cima para que não percam o ar.
Distribua por taças e leve ao frigorífico até ao momento de servir.
Se gostar polvilhe com frutos secos trituarados.

Notas:
1 - Pode aromatizar a mousse com outra bebida a gosto. O vinho do Porto é uma boa opção e realça o sabor do chocolate. No Masterchef uma das cocorrentes optou pelo vinho da Madeira e outra optou por juntar tomilho, o que me pareceu também uma belissima ideia. As receitas respectivas estão aqui:

2 - Normalmente uso 4 ovos para 200 gr. de chocolate, mas há quem utilize 6 ovos para esta mesma quantidade, tal como reduzi substancialmente a manteiga (receitas com muita manteiga impressionam-me,  tenho sempre que a reduzir o mais possível), claro que assim tenho menos quantidade de mousse.

3 - O copinho de iogurte, que está na foto, veio comigo na marmita.

8 comentários:

Sofia.Lopez disse...

UI...até me ia dando uma coisinha "má"...! Ficou mesmo maravilhosa essa mousse, gostei dos frutos secos por cima, da textura, de tudo! Ninguém resiste a uma barra de chocolate mesmo que escondida... o melhor é comprar e fazer no mesmo dia :))
A foto está linda, essa zona é maravilhosa, estive aí em Agosto e fiquei deslumbrada...deve ter sido um dia fantástico!
Beijinho e boa semana

Ondina Maria disse...

Adoro mousse e esta ficou com ar apetecível. A minha mãe tem uma receita infalível, em que o chocolate vai a derreter mas mantém alguns pedacinhos. E fica bastante consistente e espessa, que eu não gosto muito de mousse líquida. Qualquer dia publico a receita dela :)

bjis

saboracasa disse...

Uma bela viagem até Porto antigo. O meu marido é de Cinfães e a beleza do Douro para mim é reconfortante e energético, foi uma bela escolha!
Também ando a resistir às tentações e como a ti parece que persegue-me - parece filme de banda desenhada os doces atrás de mim. hahaha. Mas a esta mousse é impossivel resistir
Boa semana
Paula

Tanita disse...

Carla,
posso gritar? ahhhhhhhhhhhhhh que tentação, mas estou de dieta, rigorosa ahhhhhhhhh tenho de perder 10 Kg ou então fico uma baleia assassina.
Bj**

De cozinha em cozinha disse...

Sofia,
Portugal está cheio de lugares maravilhosos e a paisagem do Douro é um deles.
Bjs

Ondina,
Já estou em pulgas. Eu que nem me importo que o chocolate não derreta muito bem para poder encontrara esses pedacinhos...Por favor publica a receita....
Bjs

Paula,
Porto Antigo é lindissimo. Tenho uma pequena paixão pelo Douro e por toda aquela paisagem envolvente.
Bjs

Tanita,
Quando atingires o teu objectivo comes uma mousse como prémio, claro que só pode ser mesmo uma, mas vai ser certamente um prémio bem merecido.
Bjs

a disse...

Olá Carla
Esse local é lindíssimo, adorei a foto. De facto, o nosso Portugal tem lugares e paisagens maravilhosas!! Essa mousse, ai...ai...ai...que tentação!!
Beijinhos

Gisela disse...

A tua mousse está com uma consistência fofa como eu gosto. A receita que faço é muito parecida, mas com 6 ovos.
Um beijinho

Anónimo disse...

Carla,
Cá em casa sou eu a culpada do crime, adoro chocolate de culinária.
Os meus parabéns por teres resistido tanto tempo a uma mousse de chocolate, e por reduzires a quantidade de manteiga!!
Pelas fotografias, parece-me que ficou perfeita, e combinada com Whisky... hmmhm, há coisa melhor??

beijinhos e um excelente fim-de-semana

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...