5 de outubro de 2011

Lombo recheado com farinheira e requeijão


Foi a primeirissima vez que fiz uma carne recheada. Podia ter pedido no talho para que ma preparassem, mas preferi arriscar. Segui o meu instinto, não ficou uma perfeição, mas ficou delicioso. Meia farinheira que aguardava no frigorifico ditou o mote para o recheio. Acompanhou-a o requeijão em final de prazo e os espinafres porque há que ter sempre um verde no prato e a conjunção dos três pareceu-me certíssima. Não me enganei.
Sendo certo que o lombo é por vezes ingrato tornado-se seco quando demasiado assado, mas não se querendo encruado, estive atenta ao tempo de forno e no fim retirei a carne e embrulhei-a em papel de alumínio, deixando-a descansar enquanto as batatas continuavam a alourar ao gosto dos comensais. Normalmente não incluo esta etapa nos meus assados, até porque vou para a cozinha já em cima do acontecimento e quando a carne fica pronta só há mesmo tempo de a transportar à mesa, tal é a ansiedade de quem espera, mas desta vez tomei os cuidados necessários. Fui para a cozinha com a antecedência que exige um bom assado e o resultado foi um lombo macio e saborosissimo. Dito por quem o provou!

Ingredientes:
1,5 kg de lombo de porco
1 dl de vinho branco
1 folha de louro
3 dentes de alho grandes
1 colher de sopa de massa de pimentão
1 haste de alecrim
Sal e pimenta q.b. (em substituição da pimenta uso 1 pouco de malagueta)
Azeite q.b.
1/2 farinheira
1/2 requeijão
200 gr. de espinafres
1 cebola
1 cenoura
Batata para assar q.b.
Salada a gosto q.b.

Preparação:
Apare algumas gorduras do lombo e com uma faca afiada abra-o de forma a ficar com uma peça inteira e mais baixa (ou peça no talho para o prepararem para rechear).
Descasque e pique os alhos e coloque-os num almofariz com um punhado de sal, 1 colher de sopa de azeite, folhas de alecrim e a massa de pimentão. Esmague muito bem até formar uma pasta.
Barre o lombo com esta pasta, coloque-o num recipiente, junte a folha de louro e regue-o com o vinho.
Tape e guarde no frigorifico, deixando-o tomar o gosto dos temperos até ao dia seguinte.
Pré-aqueça o forno a 220º.
Prepare as batatas para assar.
Retire a pele à farinheira e desfaça-a com um garfo.
Desfaça também o requeijão.
Se preferir coza os espinafres (eu usei-os em cru) e escorra muito bem.
Escorra a carne, reservando a marinada e coloque-a sobre uma tábua de cozinha, com a gordura voltada para baixo.
Espalhe sobre ela, deixando cera de 1/4 livre numa das pontas, o requeijão, a farinheira e os espinafres.
Enrole a carne começando pelo lado recheado até á ponta que deixou sem recheio.
Amarre a carne com fio de cozinha.
Descasque a cebola e a cenoura e corte a primeira em gomos grossos e a segunda em rodelas. Faça uma cama com estes legumes numa tabuleiro de forno ou assadeira. Regue com azeite e pouse sobre eles o lombo. Regue com a marinada.
Leve ao forno com a parte da gordura voltada para cima e rodeada de batata. Mantenha a temperatura durante os primeiros 20 minutos ou até a carne se apresentar dourada. Reduza, então, para 190º e deixe assar, regando de vez em quando com os sucos do assado e voltando a carne a meio do tempo.Para calcular o tempo de assadura conte 20 minutos a 220º e 40 minutos por cada quilo a 190º.
Retire a carne do forno e embrulhe-a em papel de alumínio, deixando-a repousar cerca de 20 minutos antes de servir. Desta forma a carne retém os seus sucos e não ficará seca.
Sirva com batata assada, salada a gosto e espinafres (se sobrarem) salteados.
Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...