Gosto sempre de ter na despensa uma barra de chocolate de culinária. Gosto de pensar que é para fazer uma mousse de chocolate ou um chocolate quente no inverno. Gosto, mas quando dou por ela geralmente a barra já vai a meio desaparecendo sem eu me aperceber, mas sabendo eu bem como e quem está por detrás do "crime". Suspiro e penso: será para a próxima. Mais uma barra de chocolate. Desta vez bem escondida num canto do frigorífico, disfarçada, dissimulada, esperando que nenhum acaso levasse certas mãos até lá. Por ali ficou a aguardar o momento e eu a pensar na mousse quando olhava para ela.
Veio o feriado, o 5 de Outubro, o dia solarengo convidou e nós fomos até à Estalagem Porto Antigo, em Cinfães do Douro, desfrutar de um bom almoço com vista para o rio Douro. Buffet de sobremesas para finalizar e lá estava a mousse, tão bem nossa conhecida, tão cremosa, tão..., mas não, não nos vamos tentar, vamos ficar pela fruta para aligeirar horas de preguiça e não pesar na viagem de regresso. E a mousse de chocolate sempre a bailar no meu pensamento.
Sábado à noite, fazendo zaping pelos canais da cabo. Olha, está a dar o Masterchef. É a semi-final, deixa lá ver. Primeiro desafio. São apresentadas as receitas e ... mousse de chocolate para a sobremesa. Será conspiração? Acompanhamos o desenrolar do programa sempre de olhos postos na mousse. As apresentações finais deixam-nos de sorriso guloso nos lábios. Não resisto mais. Amanhã a sobremesa vai ser mousse de chocolate.
Ingredientes (rendeu 2 taças individuais e 2 copinhos de iogurte)
175 gr. de chocolate de culinária Pantagruel (25 gr. já tinham tido outro destino)
50 gr. de manteiga
4 ovos (gemas e claras separadas)
4 colheres de sopa de açúcar (opcional)
Whisky a gosto (opcional - usei uma tampinha da garrafa, mas quem quis acrescentou mais na própria taça)
Frutos secos (opcional - usei nozes e avelãs)
Preparação:
Derreta o chocolate juntamente com a manteiga em banho-maria ou no micro ondas, tendo, neste caso cuidado para não queimar o chocolate. Se optar pelo micro ondas utilize a potência máxima em intervalos de 30 segundos, mexendo entre cada intervalo. Quando ao mexer o chocolate for derretendo não volte ao micro ondas.
Bata as gemas com o açúcar e junte o chocolate derretido ligeiramente arrefecido, envolvendo bem.
Bata as claras em castelo e incorpore com uma espátula em movimentos de baixo para cima para que não percam o ar.
Distribua por taças e leve ao frigorífico até ao momento de servir.
Se gostar polvilhe com frutos secos trituarados.
Notas:
1 - Pode aromatizar a mousse com outra bebida a gosto. O vinho do Porto é uma boa opção e realça o sabor do chocolate. No Masterchef uma das cocorrentes optou pelo vinho da Madeira e outra optou por juntar tomilho, o que me pareceu também uma belissima ideia. As receitas respectivas estão aqui:
2 - Normalmente uso 4 ovos para 200 gr. de chocolate, mas há quem utilize 6 ovos para esta mesma quantidade, tal como reduzi substancialmente a manteiga (receitas com muita manteiga impressionam-me, tenho sempre que a reduzir o mais possível), claro que assim tenho menos quantidade de mousse.
3 - O copinho de iogurte, que está na foto, veio comigo na marmita.
8 comentários:
UI...até me ia dando uma coisinha "má"...! Ficou mesmo maravilhosa essa mousse, gostei dos frutos secos por cima, da textura, de tudo! Ninguém resiste a uma barra de chocolate mesmo que escondida... o melhor é comprar e fazer no mesmo dia :))
A foto está linda, essa zona é maravilhosa, estive aí em Agosto e fiquei deslumbrada...deve ter sido um dia fantástico!
Beijinho e boa semana
Adoro mousse e esta ficou com ar apetecível. A minha mãe tem uma receita infalível, em que o chocolate vai a derreter mas mantém alguns pedacinhos. E fica bastante consistente e espessa, que eu não gosto muito de mousse líquida. Qualquer dia publico a receita dela :)
bjis
Uma bela viagem até Porto antigo. O meu marido é de Cinfães e a beleza do Douro para mim é reconfortante e energético, foi uma bela escolha!
Também ando a resistir às tentações e como a ti parece que persegue-me - parece filme de banda desenhada os doces atrás de mim. hahaha. Mas a esta mousse é impossivel resistir
Boa semana
Paula
Carla,
posso gritar? ahhhhhhhhhhhhhh que tentação, mas estou de dieta, rigorosa ahhhhhhhhh tenho de perder 10 Kg ou então fico uma baleia assassina.
Bj**
Sofia,
Portugal está cheio de lugares maravilhosos e a paisagem do Douro é um deles.
Bjs
Ondina,
Já estou em pulgas. Eu que nem me importo que o chocolate não derreta muito bem para poder encontrara esses pedacinhos...Por favor publica a receita....
Bjs
Paula,
Porto Antigo é lindissimo. Tenho uma pequena paixão pelo Douro e por toda aquela paisagem envolvente.
Bjs
Tanita,
Quando atingires o teu objectivo comes uma mousse como prémio, claro que só pode ser mesmo uma, mas vai ser certamente um prémio bem merecido.
Bjs
Olá Carla
Esse local é lindíssimo, adorei a foto. De facto, o nosso Portugal tem lugares e paisagens maravilhosas!! Essa mousse, ai...ai...ai...que tentação!!
Beijinhos
A tua mousse está com uma consistência fofa como eu gosto. A receita que faço é muito parecida, mas com 6 ovos.
Um beijinho
Carla,
Cá em casa sou eu a culpada do crime, adoro chocolate de culinária.
Os meus parabéns por teres resistido tanto tempo a uma mousse de chocolate, e por reduzires a quantidade de manteiga!!
Pelas fotografias, parece-me que ficou perfeita, e combinada com Whisky... hmmhm, há coisa melhor??
beijinhos e um excelente fim-de-semana
Enviar um comentário