7 de outubro de 2011

Iogurtes de baunilha



É a minha segunda produção de iogurtes caseiros. A primeira, iogurtes de limão e canela, não foi aqui postada, mas há-de ser repetida. Na primeira ronda os iogurtes não ficaram com a consistência cremosa que gosto, mas ainda assim ficaram bem saborosos. Estes já ficaram mais a meu contento. O melhor destas receitas é o facto de não ter que comprar uma iogurteira, que não é uma máquina nada cara, mas enfim é sempre mais uma máquina para guardar. Vi esta forma de preparação no "No soup for you" e não resisti a experimentar.
Apresento apenas a receita na bimby (e aqui está mais uma forma de potenciar a "maria electrónica"), mas podem fazer a preparação no fogão. Se tiverem iogurteira depois de concluírem a receita deitam a mistura nos copinhos da iogurteira e fazem como habitualmente, caso não tenham ou não queiram estar a comprar distribuam o preparado por copinhos, de preferência com tampa, e abafem-nos: eu uso um saco/lancheira térmico das pequenas (daquelas que nos oferecem como brinde nos supermercados). Coloco os copinhos dentro de dois sacos plásticos e estes dentro da lancheira. Embrulho-a numa manta e guardo no forno desligado, mas que foi aquecido a 50º.
Esta receita, vinda do blogue da Patrícia, o "Coco & Baunilha",  rendeu-me 6 copinhos de iogurte - três de 125 ml e três de 175 ml - num total de 900 ml de iogurte. Um deles há-de servir para os iogurtes da próxima semana.

Ingredientes:
750 gr de leite meio gordo
1 iogurte de baunilha (ou natural)
2 colheres de sopa de leite em pó
75 gr. de açúcar
1/2 vagem de baunilha

Preparação:
Deite o leite no copo da bimby e junte as sementes da baunilha (abra a vagem e raspe o interior com uma faca ou colher) e também a vagem. Programe 7 minutos/100º/colher inversa/vel. colher.
Deixe arrefecer até aos 50º (retire o copo da base para arrefecer mais depressa), retire a vagem da baunilha e acrescente o açúcar, o leite em pó e o iogurte. Misture 15 seg./vel.4
Distribua o preparado por copinhos com tampa* e leve à iogurteira ou envolva-os em 2 sacos de plástico e embrulhe numa manta polar e coloque no forno pré-aquecido a 50º mas já desligado e deixe aí por 10 a 12 horas.
Passado este tempo guarde os iogurtes no frigorífico durante pelo menos 4 horas antes de consumir.

Notas:
*  Como não é fácil encontrar iogurtes em frasco de vidro com tampa (até agora só vi no El Corte Inglés) pode sempre usar frascos de vidro sem a tampa e cobri-los com película aderente e, se necessário, segurar a película com um elástico.
Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...