14 de outubro de 2011

Massa de Outono

O Outono trouxe maçãs e abóboras e castanhas. Trouxe a vontade de fazer estufados e guisados, de aquecer a cozinha, não fosse o calor de verão tardio que nos faz aproveitar os raios de sol até ao limite. Quis celebrar as cores desta estação e o cor-de-laranja sobressaiu: no pôr-do-sol  quente a prometer dias azuis e nas folhas das àrvores a lembrar que o ciclo da natureza continua.
Na minha bancada da cozinha uma abóbora manteiga diz-me que o outono está mesmo aí e que mesmo com calor não faz mal uma comida de conforto. Só para antever os dias que virão.




Ingredientes:
Fetuccini ou outra massa fresca à escolha (usei folhas de lasanha fresca cortada em tiras)
1 abóbora manteiga
100 gr. de cogumelos brancos
50 gr. de presunto
1 cebola
1 dente de alho grande
1 haste de alecrim
Vinho branco q.b.
Azeite q.b.
Sal q.b.

Preparação:
Coza a massa al dente e reserve.
Limpe os cogumelos com um paninho ou papel de cozinha, retire os pés (guarde-os para fazer caldo de legumes) e fatie-os.
descasque a abóbora, retire as sementes e parta-a em cubos.
Num tacho largo deite um fio de azeite, o alecrim, o dente de alho esmagado e junte o presunto cortado em cubos e a cebola em gomos. Deixe refogar, em lume médio, até a cebola amolecer. Não deixe queimar o alho.
Acrescente os cogumelos, tempere de sal e refogue-os durante cinco minutos.
Refresque o refogado com um golpe de vinho branco e abafe o tacho, deixando o vinho evaporar.
Acrescente a abóbora e um pouco de água, reduza o lume e deixe estufar até a abóbora estar cozida, mas não desfeita. Vá acrescentando água para que o estufado não seque e tenha algum molho no final.
Quando pronto rectifique os temperos e acrescente a massa, envolva e sirva.

Nota: É um excelente prato para levar na marmita. Pode, inclusivé, congelá-lo em doses individuais. Quando precisar retire a embalagem do congelador no dia anterior e coloque na prateleira inferior do frigorifico. Para servir pode acrescentar queijo ralado ou um bechamel e gratinar, tendo o cuidado de, neste caso, retirar alguma da água que entretanto os legumes libertaram.
Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...