10 de outubro de 2011

A conspiração do chocolate

Gosto sempre de ter na despensa uma barra de chocolate de culinária. Gosto de pensar que é para fazer uma mousse de chocolate ou um chocolate quente no inverno. Gosto, mas quando dou por ela geralmente a barra já vai a meio desaparecendo sem eu me aperceber, mas sabendo eu bem como e quem está por detrás do "crime". Suspiro e penso: será para a próxima. Mais uma barra de chocolate. Desta vez bem escondida num canto do frigorífico, disfarçada, dissimulada, esperando que nenhum acaso levasse certas mãos até lá. Por ali ficou a aguardar o momento e eu a pensar na mousse quando olhava para ela.
Veio o feriado, o 5 de Outubro, o dia solarengo convidou e nós fomos até à Estalagem Porto Antigo, em Cinfães do Douro, desfrutar de um bom almoço com vista para o rio Douro. Buffet de sobremesas para finalizar e lá estava a mousse, tão bem nossa conhecida, tão cremosa, tão..., mas não, não nos vamos tentar, vamos ficar pela fruta para aligeirar horas de preguiça e não pesar na viagem de regresso. E a mousse de chocolate sempre a bailar no meu pensamento.



Sábado à noite, fazendo zaping pelos canais da cabo. Olha, está a dar o Masterchef. É a semi-final, deixa lá ver. Primeiro desafio. São apresentadas as receitas e ... mousse de chocolate para a sobremesa. Será conspiração? Acompanhamos o desenrolar do programa sempre de olhos postos na mousse. As apresentações finais deixam-nos de sorriso guloso nos lábios. Não resisto mais. Amanhã a sobremesa vai ser mousse de chocolate.



Ingredientes (rendeu 2 taças individuais e 2 copinhos de iogurte)
175 gr. de chocolate de culinária Pantagruel (25 gr. já tinham tido outro destino)
50 gr. de manteiga
4 ovos (gemas e claras separadas)
4 colheres de sopa de açúcar (opcional)
Whisky a gosto (opcional - usei uma tampinha da garrafa, mas quem quis acrescentou mais na própria taça)
Frutos secos (opcional - usei nozes e avelãs)



Preparação:
Derreta o chocolate juntamente com a manteiga em banho-maria ou no micro ondas, tendo, neste caso  cuidado para não queimar o chocolate. Se optar pelo micro ondas utilize a potência máxima em intervalos de 30 segundos, mexendo entre cada intervalo. Quando ao mexer o chocolate for derretendo não volte ao micro ondas.
Bata as gemas com o açúcar e junte o chocolate derretido ligeiramente arrefecido, envolvendo bem.
Bata as claras em castelo e incorpore com uma espátula em movimentos de baixo para cima para que não percam o ar.
Distribua por taças e leve ao frigorífico até ao momento de servir.
Se gostar polvilhe com frutos secos trituarados.

Notas:
1 - Pode aromatizar a mousse com outra bebida a gosto. O vinho do Porto é uma boa opção e realça o sabor do chocolate. No Masterchef uma das cocorrentes optou pelo vinho da Madeira e outra optou por juntar tomilho, o que me pareceu também uma belissima ideia. As receitas respectivas estão aqui:

2 - Normalmente uso 4 ovos para 200 gr. de chocolate, mas há quem utilize 6 ovos para esta mesma quantidade, tal como reduzi substancialmente a manteiga (receitas com muita manteiga impressionam-me,  tenho sempre que a reduzir o mais possível), claro que assim tenho menos quantidade de mousse.

3 - O copinho de iogurte, que está na foto, veio comigo na marmita.

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...