2 de fevereiro de 2011

Roupa Velha de Assado


Domingo fiz um bacalhau assado no forno, uns lombos grossos de meter vista (que por acaso nem são os meus preferidos no bacalhau, mas para assar estavam bem), regados de azeite e polvilhados de pão ralado aromatizado com alho e salsa, numa cama generosa de cebola, tomate e pimento, acompanhados de batata a murro. Finda a refeição sobrou bacalhau e batatas que deixei ficar na assadeira que os levou ao forno, juntamente com o sobrante dos legumes que os acamaram. Embora não me arrepie nada comer comida aquecida, não me queria parecer que o bacalhau assado apreciasse esse destino. Primeiro pensei num empadão e comecei a tratar de cozer mais umas batatas e uma couve cortada em juliana para envolver no bacalhau, mas a hora tornava-se tardia para jantar e a meio mudou-se o destino final para uma versão não natalícia da roupa velha ou farrapo velho. O resultado só podia ter sido o que foi: delicioso e uma óptima sugestão para um "almoço de escritório".

Ingredientes:
Sobras de uma refeição de bacalhau assado: 1 lombo de bacalhau, 2 batatas a murro, o azeite e legumes do assado (cebola, pimento e tomate).
2 batatas
Couve branca q.b.
Azeite q.b.
Cominhos q.b.

Preparação:
Reserve a assadeira onde assou o bacalhau com todo o seu azeite e legumes de assado: cebola, tomate e pimento.
Retire as peles e espinhas do bacalhau e lasque.
Corte as batatas a murro que sobraram do assado em quadrados
Coza as 2 batatas cortadas em cubos e a couve cortada em juliana. Escorra toda a água.
Na assadeira onde fez o assado e onde reservou todo o seu molho junte as lascas de bacalhau, as batas e a couve. Envolva e se necessário acrescente azeite.
Tempere com um pouco de cominhos se gostar.
Leve ao forno só para dourar um pouco e sirva.
Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...