4 de fevereiro de 2011

Bolo de Tangerina e Amendoa




Tem-me suscitado alguma curiosidade um certo bolo com clementinas ou tangerinas cozidas que tem corrido a blogosfera. Parece que "febre" começou aqui, e passou, pelo menos, pelos blogues da Laranjinha, da Fer e da Ana, sempre com grandes elogios. Pretendendo gastar umas claras congeladas, sobrantes do pão-de-ló de natal, decidi adaptar a receita do bolo amanteigado, que uso como receita base para quase todos os meus bolos, e o resultado foi um bolo denso e húmido, muito saboroso e excelente se servido fresco. A recomendar e a repetir, mas com alguns acertos na receita (1).

Ingredientes:
2 tangerinas
7 claras + 1 ovo
240 gr de açúcar
100 gr de farinha de amêndoa
70 gr de amido de milho
50 gr de óleo
50 gr de creme de aveia
20 gr de fermento em pó
Spray para untar Espiga

Preparação:
Lave bem as tangerinas e coza-as na panela de pressão durante 10 a 15 minutos, contados a partir do silvo da pressão. Retire e deixe arrefecer.
Bata as claras em castelo e reserve.
Peneire as farinhas para uma taça. Reserve também.
No robot de cozinha triture as tangerinas inteiras juntamente com o açúcar.
Transfira esta mistura para uma taça grande e acrescente a gema de ovo, o óleo e o creme de aveia e bata até estar bem ligado.
Junte as farinhas com o fermento, envolva cuidadosamente e acrescente as claras, um terço de cada vez, envolvendo com a espátula em movimentos de baixo para cima.
Verta a mistura para uma forma untada com spray Espiga e leve ao forno pré-aquecido a 180º durante 40 minutos ou até estar cozido.

(1) Aprendi a cozer os bolos em 2 fases: numa primeira fase o bolo coze a 180º por 20 minutos, diminuindo-se de seguida a temperatura para 170º, cozendo mais 20 minutos. Ora, quando reduzi a temperatura, fi-lo para 160º e quase de imediato o bolo abateu no centro. A mim parece-me que pode ter acontecido uma das seguintes situações:
a) O desnivalemento de temperatura foi excessivo e rápido (o forno é novo, aquece e arrefece mais rapidamente que o anterior e ainda não acertei com o modo ideal de trabalhar com ele) 
b) As tangerinas libertaram bastante sumo aumento os líquidos da receita sem que fosse acertada a proporção na farinha. 
Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...